Videira é um dos 23 municípios catarinenses que participam da 17ª edição da iniciativa Primavera dos Museus, que segue até o dia 29 de outubro. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Primavera dos Museus é uma ação anual que mobiliza os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema, que é escolhido pelo próprio Ibram. O tema deste ano é: “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.
Capital catarinense da uva e do espumante, em Videira a prefeitura e a Secretaria de Turismo e Cultura, além do Museu do Vinho Mário de Pellegrin, são parceiros da comemoração do aniversário da Casa Canônica/Museu do Vinho, que neste ano comemora 92 anos.
No dia 22 de setembro, às 9h, acontece a abertura da exposição “Expressões Culturais Ancestrais: Artes e Saberes dos Povos Indígenas”, que traz peças de artesanato produzidas na Terra Indígena Xapecó, no município de Ipuaçu, no oeste do estado.
“Todos os anos nós participamos das ações do Ibram que organiza a Semana dos Museus e a Primavera dos Museus. Neste ano, o Museu do Vinho oferece uma exposição sobre o artesanato indígena produzido na Terra Indígena Xapecó. São itens produzidos atualmente pelos indígenas das etnias Kaigang, Xetá e Guarani, que vivem em Ipuaçu”, recorda Gustavo Grein, analista de atividades turísticas e culturais de Videira.
“Também celebramos o aniversário da Casa Canônica/Museu do Vinho, que neste mês de setembro completou 92 anos. O encontro contou com uma confraternização realizada juntamente com a Associação dos Amigos do Museu”, completa o gestor. O aniversário do Museu, com o encontro dos Amigos, foi comemorado no dia 16.
No Brasil todo, são mais de 800 museus, pontos de memória e centros culturais, de todas as regiões brasileiras, que realizam, de 18 a 24 de setembro, mais de 2.500 atividades inspiradas pelo tema deste ano.
Em Santa Catarina, além de Videira, Blumenau, Brusque, Campo Alegre, Chapecó, Concórdia, Corupá, Criciúma, Florianópolis, Ibirama, Indaial, Itajaí, Joinville, Lages, Laguna, Orleans, Pinhalzinho, Pomerode, Rio do Sul, Rio Negrinho, Timbó e Xanxerê também tem ações voltadas para a Primavera.
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) é parceira do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), no Palácio Cruz e Souza, no centro de Florianópolis, na realização da Primavera dos Museus em 2023.
Nossas Redes Sociais