Rádios RBV

Menu

51 anos de um dos discos mais pesados do Heavy Metal

Marcado pelo abuso de substâncias ilícitas, depressão e intriga entre os próprios membros da banda, Vol. 4 é um dos mais icônicos discos da história

Fonte:
Redação/PortalRBV

No último dia 25 de setembro o álbum Vol. 4 do Black Sabbath completou aniversário. O quarto álbum de estúdio da banda inglesa é um dos maiores ícones da história do Heavy Metal, inúmeras bandas inspiraram-se nele, principalmente às do Doom Metal, e dele também provém diversos subestilos do Heavy Metal. Intitulado apenas Volume 4, o seu título original seria “Snowblind”, porém, por fazer alusão explícita à cocaína, a gravadora (Vertigo Records) achou por bem adotar apenas Vol. 4. A cocaína era um grande problema de saúde pública na época (é bom lembrar que a cocaína apenas se tornou droga ilícita na maioria dos países no início dos anos 1980).

O álbum começou a ser produzido e gravado em junho de 1972 e posteriormente lançado em setembro, é notável a velocidade com que o Black Sabbath compunha e materializava a sua criatividade. Foi nesse disco que a banda passou a experimentar realmente o som pesado que a caracterizaria por toda a sua carreira. E os grandes responsáveis por isso foram realmente os musicistas quando decidiram demitir seu atual produtor (Rodger Bain), que apesar de reconhecidíssimo, não estava conseguindo mais acompanhar o desenvolvimento musical do Sabbath.

“É o primeiro álbum que produzimos”, disse Ozzy Osbourne. “Anteriormente, tínhamos Rodger Bain como produtor que, embora seja muito bom, não era capaz de perceber o que a banda estava fazendo de fato. Era uma questão de comunicação. Desta vez, fizemos isso com Patrick, nosso empresário, e acho que estamos todos muito felizes… Foi ótimo trabalhar em um estúdio americano”.

- Publicidade -

Como em toda banda, as brigas e confusões também estavam presentes. Porém, na concepção de Vol. 4 as coisas esquentaram de verdade entre os membros. Some à tensão o uso indiscriminado de álcool, cocaína e até heroína e você terá uma bomba relógio. É inegável que Bill Ward (baterista) era um alcoólatra incurável, embora nunca parecesse estar sob o efeito de álcool, talvez por ao mesmo tempo estar sob influência da cocaína. Mas, durante a gravação da faixa Cornucopia, a situação desandou. Ward não conseguia acertar as linhas da bateria, em certo momento sentou-se ao chão no meio do estúdio e esbravejou que tudo naquela canção estava errado. Após muitas tentativas conseguiu gravar, mas recebeu apenas olhares de desaprovação e sentiu que seria demitido.

Eu odiava a música, havia alguns padrões que eram simplesmente horríveis. Eu acertei no final, mas a reação que recebi foi fria. Era como: “Bem, vá para casa, você não está sendo útil agora. Senti que tinha estragado tudo, estava prestes a ser despedido. Disse Ward no livro How Black Was Our Sabbath.

O som pesado da banda ficou registrado em canções como Supernaut, Tomorrow’s Dream e Cornucopia. Já em Changes podemos perceber a melancolia que tomava Bill Ward que estava passando por um processo de divórcio. A melodia foi composta por Tony Iommi (guitarrista), logo após encontrar um piano no estúdio da gravadora e aprender a tocar por conta própria, a letra foi escrita por Geezer Butler (baixista), tocado pela situação do companheiro baterista. Ozzy adicionou sua voz em alguns tons acima da melodia e assim nasceu a belíssima Changes.

Sobre a faixa Wheels of Confusion, Henry Rollins (vocalista do Black Flag) disse que: “É sobre a alienação e estar perdido nas rodas da confusão, que é como me sinto a maior parte do tempo. Sabbath poderia ser minha banda favorita. É, definitivamente, a rocha do homem solitário. Há algo em suas melodias que é tão doloroso e, ainda assim, tão poderoso”

Laguna Sunrise foi composta por Iommi após passar uma madrugada acordado à beira de Laguna Beach. Já no estúdio o instrumental de Laguna Sunrise foi acompanhado pela mesma orquestra que acompanhou a gravação de Snowblind. Snowblind que é a música em que a banda faz da forma mais explícita a alusão à cocaína. A banda estava escalando muito rapidamente o vício e até fez um agradecimento “the great COKE-cola” no encarte do álbum.

Ao comentar sobre o álbum em entrevista à revista Circus Raves, Tony Iommi disse que: “Foi uma mudança completa, sentimos que tínhamos feito mais de um álbum, realmente… Nós estamos indo longe demais”.

Vol. 4 fez tanto sucesso que foi Disco de Prata na Inglaterra e Platina dos estados Unidos e Canadá. Além disso, foi eleito o 14º melhor álbum de metal pela revista Rolling Stone em 2017. Em 2021 foi relançado com 20 músicas inéditas e remasterizado.

Por: Gionei “Pollenta” Cambruzzi Fhynbeen, Jornalista, Locutor e Produtor da Rádio 92 FM de Caçador. Apresentador do Programa 92 In Rock que vai ao ar todos os sábados das 18h às 20h na emissora.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Lula e Hang têm até 120 dias para resolver disputa sobre faixas em avião

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) deu...

Pai e filhos são presos por promoverem trabalho análogo à escravidão

Em Içara, no Sul de Santa Catarina, um homem...

Fraiburgo recebe 11º Seminário Catarinense de Agroecologia

O 11º Seminário Catarinense de Agroecologia começa nesta sexta-feira,...

Polícia Civil encontra placas solares furtadas em barracão de Santa Cecília

Na quinta-feira (21), a Polícia Civil de Santa Cecília,...

WhatsApp libera transcrição de áudios em texto; saiba como usar

A partir desta quinta-feira (21), o WhatsApp começa a...

Mais Lidas da semana

Jovem morre afogado em rio durante brincadeira com irmãos

Um jovem de 23 anos morreu afogado em um...

Dois homens são mortos a tiros em Lebon Régis

A madrugada deste domingo, 17, foi violenta em Lebon...

Motorista fica ferido em capotamento na SC-135 em Videira

Na madrugada deste domingo (17), por volta das 04h06,...

Homem morre afogado durante pescaria em Rio das Antas

Um homem de 59 anos foi encontrado morto na...

Master assume novo patamar de gestão com a jornada do ESG

A Master umas das empresas de alimentos que mais...

Outros Tópicos Interessantes