O Dia de Campo em Jacinto Machado, realizado nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, marca oficialmente o início da colheita de pitaia em Santa Catarina. O evento acontece no campo Demonstrativo Cooperja, às 10h30, e é aberto ao público sem necessidade de inscrição.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A produção de pitaia no estado cresceu significativamente. A Epagri/Cepa estima que a safra de 2025 deve alcançar 6,5 mil toneladas, gerando um movimento financeiro de cerca de R$ 14 milhões.
No ano passado, foram colhidas 5 mil toneladas.
De acordo com Diego Adílio da Silva, extensionista rural e líder do projeto de Fruticultura da Epagri no Sul Catarinense, o cultivo da fruta está presente em 300 hectares, com plantas de diferentes idades.
Veja também
21ª edição do Plantão Técnico da Cootan começa na quarta-feira (05)
PMSC lança instrução reguladora para compensação ambiental em fiscalizações
A principal região produtora é o Sul do estado, com destaque para os municípios de São João do Sul, Santa Rosa do Sul e Sombrio.
Silva destaca que, quando todos os pomares atingirem a maturidade, a produção pode chegar a 9 mil toneladas, com um valor bruto de até R$ 15 milhões.
Atualmente, cerca de 340 famílias estão envolvidas na cultura da pitaia, que tem se mostrado uma alternativa importante para a diversificação agrícola, substituindo o cultivo do fumo em algumas propriedades.
O evento, organizado pela Epagri, Cooperja e Secretaria de Estado da Agricultura, destaca a importância da pitaia para a economia catarinense e o crescimento da fruticultura na região.
Nossas Redes Sociais