Uma onda de calor intensa no Rio Grande do Sul gerou uma cena inusitada em Santa Maria. Na semana passada, cones de trânsito derreteram devido à exposição prolongada ao sol e ao asfalto quente. O fato foi registrado em vídeo e viralizou nas redes sociais, com mais de 250 mil visualizações desde segunda-feira (10).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A Prefeitura de Santa Maria explicou que os cones, feitos de material emborrachado, estavam no estacionamento da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade.
Eles foram instalados na sexta-feira (07) e expostos ao calor extremo durante três dias consecutivos, com temperaturas que atingiram 37°C e, no dia 11, chegaram a 40°C.
A combinação de calor intenso e a proximidade com o asfalto fez com que os cones ficassem flexíveis e cedesse.
Veja também
11 municípios catarinenses tiveram mais de 80 dias de calor extremo
Confira dicas de saúde para enfrentar as altas temperaturas
Após a deformação ser identificada, a Prefeitura retirou e substituiu os cones na segunda-feira (10).
Especialistas da Climatempo explicam que o derretimento dos cones é possível, devido ao uso de plásticos menos resistentes e ao calor direto de superfícies muito quentes.
Este é o segundo episódio de onda de calor no estado em 2025, após uma primeira ocorrência em janeiro. O fenômeno é caracterizado por temperaturas muito acima da média por vários dias, afetando regiões como Santa Maria.


Nossas Redes Sociais