A cada seis trabalhadores contratados em SC, um é estrangeiro

Em 2024 foram mais de 18.900 contratações de trabalhadores estrangeiros, 26,6% do montante nacional

Referência na geração de empregos e criação de oportunidades, Santa Catarina é líder nacional na contratação de estrangeiros. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o estado registrou em 2024 a contratação de 18.900 trabalhadores estrangeiros, o maior volume do país em números absolutos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O dado revela que a pujante economia catarinense virou atrativo para venezuelanos, cubanos, haitianos e trabalhadores de demais nacionalidades que pretendem recomeçar a vida no Brasil.

Publicidade

“Santa Catarina é um estado que se destaca com a melhor segurança pública do Brasil, com gente séria que gosta de produzir e de trabalhar. Aqui é terra de oportunidade, por isso a preferência por Santa Catarina. É mais uma estatística que comprova como nosso estado é o melhor do Brasil”, destacou o governador Jorginho Mello.

No total, o Brasil registrou saldo positivo de 71 mil trabalhadores estrangeiros contratados entre janeiro e dezembro de 2024.

Ranking nacional

No top 5, Santa Catarina lideram as contratações, veja ranking

  • Santa Catarina: 18,9 mil
  • Paraná:17,8 mil
  • São Paulo: 10,4 mil,
  • Rio Grande do Sul: 9,7 mil e
  • Mato Grosso: 2,8 mil.

Em 2024, Santa Catarina registrou um total de 106,3 mil vagas formais de emprego abertas, conforme o Caged, sendo que a parcela formada por estrangeiros, de 18,9 mil, representa 17,7% do total.

Ou seja, a cada seis trabalhadores contratados no estado no ano passado, pelo menos um tem nacionalidade diferente da brasileira.

Venezuelanos representam a maior parte dos estrangeiros em SC

Trabalhadores com origem na Venezuela lideram a participação entre os estrangeiros contratados ao longo de 2024 em Santa Catarina.

Os venezuelanos representam 74,7% do saldo das contratações, com 14.135 novos funcionários empregados entre janeiro e dezembro do ano passado.

Veja também

Hospital São Lucas revitaliza espaços com parceria de empresa

SC registra abertura de quase 32 mil empresas em janeiro de 2025

A segunda nacionalidade mais contratada é de argentinos, com 1.510 de saldo.

Os cubanos, com saldo de 1.485, aparecem na sequência, assim como os haitianos, com saldo de 873.

“A economia do estado está crescendo acima da média nacional e, portanto, gerando muitos empregos. Somente o Sine, por exemplo, conta com mais de 10 mil vagas em todo o estado. Isso é um atrativo para os estrangeiros que buscam uma nova oportunidade”, afirmou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

A maior parte dos estrangeiros contratados em Santa Catarina no ano passado são homens, abaixo de 30 anos e com ensino médio completo.

O tempo de permanência no emprego é em média nove meses, abaixo da média geral de 15 meses.

O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, destaca o papel de Santa Catarina na absorção de mão de obra em um contexto que alia desenvolvimento econômico e responsabilidade humanitária. “Compreender essa dinâmica do mercado de trabalho é essencial para aprimorar as políticas públicas e para fortalecer a integração desses trabalhadores ao crescimento do estado, que vem se destacando em vários indicadores socioeconômicos”, complementou.

Oeste catarinense se destaca no saldo de contratações

A cidade de Chapecó lidera entre os municípios que mais contrataram estrangeiros, com saldo positivo de 2.378 novos trabalhadores.

Deste número, 85% é formado por venezuelanos que encontram vagas principalmente na indústria de alimentos e na prestação de serviços.

Outras cidades da região Oeste também se destacam, como

  • Guatambu: 753,
  • Concórdia: 528 e
  • São Miguel do Oeste: 428.

No litoral catarinense

As grandes cidades do litoral também contrataram alto volume de estrangeiros.

  • Joinville: 2.130,
  • Florianópolis: 1.437,
  • São José:901 e
  • Balneário Camboriú: 717.

“Os grandes municípios de Santa Catarina têm recebido estrangeiros principalmente para ocupar postos no setor de serviços, mas há uma importante participação na região Oeste por causa da indústria de alimentos e sua cadeia de produção. Cidades como Seara, Xanxerê e Capinzal, por exemplo, também tiveram forte desempenho”, acrescentou Dreveck.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
ASCOM | SICOS

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 12 desaparecimentos por dia no primeiro semestre de 2026

Santa Catarina registrou, em média, 12 desaparecimentos por dia...

Pescaria termina em tragédia no interior de Capinzal

Uma pescaria terminou em tragédia nesta sexta-feira, 4 de...

15º Batalhão de Polícia Militar realiza tradicional Formatura do Fogo

O 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Caçador...

Fim de semana terá chuva e frio em Santa Catarina

Santa Catarina terá um fim de semana marcado por...

Roda-gigante de mais de 20 metros é atração gratuita na Expo Videira 2026

A Expo Videira 2026 terá uma nova atração para...

Polícia aponta irregularidades em procedimento que matou empresária caçadorense

A investigação da morte da empresária de Caçador, Geny...

Brechó Beneficente da Aparecida acontece neste sábado e domingo em Videira

O Brechó Beneficente da Aparecida será realizado neste sábado,...