O Dia de São Valentim, ou Valentine’s Day, comemorado em 14 de fevereiro, é uma data para celebrar o amor. Embora não seja oficial no Brasil, cresce a cada ano o número de pessoas que adotam a tradição, especialmente influenciadas pelos Estados Unidos e Europa.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A origem da data é envolta em lendas. Uma das mais conhecidas conta a história de um bispo romano chamado Valentim.
Durante o Império Romano, o imperador Cláudio II proibiu os casamentos, acreditando que homens solteiros seriam melhores soldados.
No entanto, o bispo Valentim continuou celebrando uniões e, por isso, foi preso e condenado à morte. Jovens admiradores do religioso enviavam flores e bilhetes em apoio durante sua prisão.
Veja também
CNA Brasil abre inscrições para escolher as melhores geleias artesanais de 2025
10 alimentos ideais para plantar em fevereiro
Outra teoria associa a data à Idade Média, quando se acreditava que 14 de fevereiro marcava o início da temporada de acasalamento dos pássaros, simbolizando o amor.
Nesse período, casais trocavam mensagens de carinho e afeto.
Dia dos Namorados no Brasil
No Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho. A data foi criada em 1948 por um publicitário, João Doria, para impulsionar as vendas de uma loja.
Coincidentemente, é véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
A campanha publicitária “Amor com amor se paga” se tornou um grande sucesso, e a celebração logo se espalhou pelo país.
Hoje, tanto o Dia de São Valentim quanto o Dia dos Namorados no Brasil são momentos de demonstrar carinho e afeto aos parceiros, com flores, mensagens e surpresas românticas.
Nossas Redes Sociais