Rádios RBV

Menu

Ausência de celulares nas escolas tem resultado positivo na educação

Educadores de Caçador falaram sobre a lei que vigora desde janeiro e que trouxe de volta alguns costumes benéficos para os estudantes

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV

No mês de janeiro foi sancionada em território nacional a lei que limita o uso de aparelhos celulares em escolas públicas e privadas em todo o Brasil. A medida abrange alunos da educação básica, incluindo pré-escolaensino fundamental e médio, e visa restringir o uso de smartphones durante as aulas, recreios e intervalos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O assunto ganhou mais notoriedade ainda com o retorno das aulas em fevereiro. Em Caçador os reflexos da lei são positivos na opinião de educadores, já que os jovens estão mais focados nas tarefas educacionais, e até mesmo mantendo mais diálogo entre eles sem a presença dos telefones.

A professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Dante Mosconi, Saimara Nunes, comenta que já no primeiro dia de aula da rede estadual, os alunos foram orientados a não levar os aparelhos celulares para a escola pois estava proibida a utilização. O comunicado previa que se o aluno fosse visto utilizando o celular seja em sala de aula ou em áreas comuns da instituição, o aparelho seria retido pela direção e os pais teriam que ir até a escola para fazer a retirada.

“A medida não é para ser um castigo, mas sim uma forma para que os alunos entendam e respeitem a lei. Percebemos que os alunos estão mais focados com a ausência dos celulares. Sou a favor da lei pois não concordo com a utilização de celulares em sala de aula, nem como instrumento de aprendizagem, pois em sala de aula temos outros instrumentos para ensinar, como os livros didáticos e o próprio professor que está ali para tirar dúvidas o tempo todo. Percebe-se neste período que eles (alunos) estão mais focados e participando mais das aulas.  Também estão fazendo mais amizades, pois sem o celular os intervalos estão sendo momentos para eles socializarem, e isso é necessário para viver o presente”, declarou a professora.

Veja também

Acadêmicos pesquisam o controle de plantas invasoras na vitivinicultura

SC registra abertura de quase 32 mil empresas em janeiro de 2025

Vagas de emprego em Caçador: confira o quadro Tem Vaga

O secretário municipal de Educação, Manoel Paiva, ressalta que a lei traz muitos ganhos para o estudante, como o foco, desempenho escolar, habilidades sociais humanas e a redução do cyberbulling.

“Não se trata de uma proibição somente por proibir, mas sim olhar o estudante como um ser de direitos, e garantir estes direitos. A escola é o lugar da aprendizagem, da cidadania e da garantia dos direitos. Ofertamos isso para os nossos alunos por lei, pois a Constituição diz que a escola deve preparar o indivíduo para o exercício da cidadania. O uso do aparelho celular na escola retira o foco, não traz desempenho escolar, não agrega na aprendizagem e muitos menos nas habilidades sociais, pois esse é o momento das crianças e adolescentes estarem interagindo com os colegas, brincar e dialogar. Sabemos também dos vários casos no Brasil de cyberbulling, devido ao uso do celular nas escolas para tirar fotos, fazer vídeos e causar constrangimentos. Portanto, essa nova legislação é importante e vem ao encontro de uma necessidade do próprio estudante, e não somente da escola. O estudante conseguirá se perceber com um cidadão de direitos e principalmente terá sua saúde mental preservada, com foco nos estudos e sociabilidade”, declarou o secretário.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Caesar Salad: receita fácil e deliciosa para qualquer ocasião

Se você está em busca de uma receita fácil,...

Motociclista morre ao colidir em traseira de caminhão

Um motociclista morreu na manhã deste sábado (22) em...

Governo do Estado anuncia mais 500 km de rede trifásica para o meio rural

O Governo do Estado de Santa Catarina e a...

Em oitava noite de internação, Papa Francisco passa bem

O Papa Francisco, hospitalizado há oito dias com pneumonia bilateral,...

Influenciador Pablo Marçal é condenado a oito anos de inelegibilidade

O influenciador digital, empresário e ex-candidato a prefeito da...

Mais Lidas da semana

Mulher assassinada em restaurante é identificada

A mulher assasinada a facadas em um restaurante na...

Mulher é morta a facadas dentro de restaurante

Uma mulher foi encontrada morta dentro da cozinha de...

Caminhoneiro de Fraiburgo morre em grave acidente na BR-282

Na tarde de segunda-feira, 17 de fevereiro, por volta...

Caçadorense está desaparecida há cinco meses

A caçadorense Jeisiane Varela, de 26 anos, está desaparecida...

Funcionária de CEMEI de Videira é alvo de ameaças por telefone

O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Irmã Bonavita,...

Outros Tópicos Interessantes