Rádios RBV

Caçador registra pontos de alagamento com a chuva de quinta-feira

Ruas centrais da cidade e também no interior tiveram transtornos devido a quantidade de água que caiu em poucos minutos

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV - com informações Juciele Baldissarelli

Uma forte chuva atingiu Caçador no final da tarde desta quinta-feira (27), acumulando 30 milímetros de água em pouco mais de meia hora. O volume intenso causou alagamentos em diversos pontos da cidade e impactou também a vida de moradores do interior, além de comprometer a captação de água para abastecimento.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A BRK, concessionária responsável pelo fornecimento de água no município, emitiu um comunicado informando que o excesso de chuva na bacia do Rio do Peixe provocou alteração na turbidez da água bruta captada, afetando a operação na Estação de Tratamento (ETA). Para garantir a distribuição de água dentro dos padrões de qualidade exigidos por lei, foi necessário interromper a captação de água bruta nesta sexta-feira (28) e estima que o abastecimento volte ao normal entre a madrugada desta sexta-feira para sábado.

A Defesa Civil de Caçador monitorou os efeitos da chuva e registrou ocorrências principalmente no interior do município. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Eloy Bisotto, houve o desmoronamento parcial de uma contenção de pneus na Linha Adolfo Konder, obstruindo cerca de 50% da via.

Veja também

Comércio de Caçador abre em horário estendido neste sábado

Papa Francisco está estável, mas situação ainda requer cautela

Vagas de emprego em Caçador: confira o quadro Tem Vaga

“Também tivemos informações de muita terra sobre a estrada na Linha Presidente Pena. A grande quantidade de chuva carregou uma expressiva quantidade de barro, dificultando o trânsito”, relatou Bisotto.

No entanto, na área urbana, os alagamentos registrados não foram graves o suficiente para demandar a atuação direta da Defesa Civil. O coordenador também alertou que ainda há previsão de chuva e temporais para os próximos dias, embora com menor intensidade.

O secretário municipal de Infraestrutura, Valdir Medeiros, explicou que a chuva intensa afetou vários pontos da cidade e do interior, mas que as equipes da Prefeitura já trabalham na recuperação das áreas atingidas.

Outro ponto abordado pelo secretário foi a necessidade de conscientização da população sobre a limpeza de bocas de lobo. “O lixo descartado irregularmente acaba entupindo as bocas de lobo e prejudicando o escoamento da água. Temos duas equipes trabalhando diariamente na limpeza e queremos ampliar esse trabalho, mas a colaboração da comunidade é essencial”, destacou.

Medeiros também mencionou que construções irregulares têm contribuído para o problema. “Areia, cimento e entulhos acabam indo parar nas bocas de lobo e tubulações. Estamos notificando essas construções para que tomem providências”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina começa o final de semana com chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Abertura de empresas cresce 31% em SC no 1º trimestre

A abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 31%...

Caçador adota novo protocolo de risco na UPA

A Prefeitura de Caçador adota novo protocolo de risco...

Homem atacado com motosserra morre no hospital

Homem atacado com motosserra morre no hospital. Ivanei de...

ACIC dá início ao Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE) 2025

A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) deu início esta...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina começa o final de semana com chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Estradas do interior de Rio das Antas passam por melhorias

A Secretaria de Obras de Rio das Antas segue...

Identificada vítima fatal de colisão entre carro e trator

Foi identificada como Giusepi Luigi Gemeli, de 37 anos,...

Governo federal aumenta faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 2.428,80

O governo federal anunciou um reajuste na faixa de...

Videira registra 50 novos casos de dengue em uma semana

A Secretaria Municipal de Saúde de Videira divulgou nesta...

Outros Tópicos Interessantes