Quarta-feira de cinzas: por que católicos não comem carne?

Católicos se abstêm de carne na Quarta-feira de Cinzas como gesto de penitência na Quaresma, reforçando a reflexão e solidariedade

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa no calendário cristão. Para os católicos, essa data é um momento de reflexão, penitência e preparação espiritual, e um dos costumes mais conhecidos é a abstinência de carne.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A tradição está ligada ao significado simbólico da carne, que representa prazeres mundanos e a celebração. A Igreja Católica orienta que, durante a Quaresma, os fiéis pratiquem o jejum e a abstinência como forma de sacrifício e solidariedade com o sofrimento de Jesus Cristo. A Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa são dias obrigatórios para a prática, conforme o Código de Direito Canônico da Igreja.

Publicidade

A opção por não consumir carne vermelha tem raízes históricas e culturais. Antigamente, a carne era considerada um alimento nobre e associado à riqueza, enquanto o peixe e outros alimentos mais simples simbolizavam humildade. Essa escolha reforça a ideia de moderação e renúncia.

Veja também

Passado o Carnaval, é hora de começar a preparar o Imposto de Renda

Frente fria chega no fim de semana e traz alívio para o calor em SC

Mega-Sena, Quina e Lotofácil: hoje tem jogos da loteria?

Além da abstinência, a Igreja recomenda que os fiéis dediquem o período da Quaresma à oração, à caridade e à reflexão sobre suas atitudes, buscando a renovação espiritual. A prática, ainda seguida por milhões de católicos em todo o mundo, ressalta a importância do sacrifício como caminho para a fé e a solidariedade.

Quais religiões celebram a Quaresma?

A Quaresma é celebrada por católicos e também devotos da Igreja Ortodoxa, anglicanos e luteranos. Além disso, devido ao sincretismo religioso, também possui representações em algumas religiões de matriz africana.

Campanha da Fraternidade 2025: Fraternidade e Ecologia Integral

A Campanha da Fraternidade 2025, lançada oficialmente nesta Quarta-feira de Cinzas, aborda o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema bíblico “Deus viu que tudo era muito bom” (Gênesis 1, 31). A campanha é uma oportunidade de reflexão sobre o cuidado com a natureza e as relações interpessoais.

A imagem de São Francisco de Assis, padroeiro da Ecologia, simboliza o chamado para a preservação dos rios, florestas e o descarte correto do lixo. A Campanha da Fraternidade 2025 é um momento de conscientização para viver melhor no mundo criado por Deus, reforçando o compromisso com a proteção do meio ambiente e a solidariedade.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ramon Gabriel | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Governo mantém acervo oficial com relatos inusitados de OVNIs no Brasil

Luzes que mudavam de direção, discos luminosos, objetos que...

Frente fria muda o tempo e traz risco de temporais em SC

Depois de dias marcados pelo frio intenso, o tempo...

Videira Notícias – 26/06/2026

https://www.youtube.com/live/coTRGv69AIg?si=X3TM88lpGyYT07XU

Fraiburgo, Ibiam, Iomerê e Pinheiro Preto alteram horários de serviços públicos no dia do jogo do Brasil

Diversos municípios do Meio-Oeste catarinense anunciaram mudanças no funcionamento...

Van sem freio causa acidente em Caçador nesta sexta-feira

Um grande susto passou o motorista de uma Van...

Ibiam participa de fórum e anuncia projeto de monitoramento de rios em tempo real

O município de Ibiam marcou presença no Fórum de...

Quina de São João 2026 será sorteada no domingo com prêmio de R$ 260 milhões

A Quina de São João 2026 será sorteada no...

Acidente no Centro de Caçador deixa feridos

Acidente no Centro de Caçador entre um Gol e...