Rádios RBV

Desligamento de geradores antigranizo preocupa população de Rio das Antas

O sistema garante que lavouras e outros patrimônios não sejam castigados com a chuva de pedras de gelo em grandes proporções

Fonte:
Portal RBV

O desligamento de parte do sistema antigranizo em Rio das Antas tem gerado questionamentos e preocupação entre a população. A desativação ocorreu após o encerramento do contrato entre o Governo do Estado de Santa Catarina e a empresa responsável pelo sistema, o que resultou na desativação de metade dos 16 geradores instalados no município.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O assunto veio à tona após um pronunciamento da presidente da Câmara de Vereadores, Luciana Bodanese, em um vídeo que circula em grupos de WhatsApp. Ela alertou para os possíveis prejuízos aos agricultores e à população em geral em caso de queda de granizo e cobrou que o município utilize recursos disponíveis para manter todos os geradores em funcionamento. “Entramos em contato com o Estado, que prevê o pagamento somente a partir de setembro. Em 2024, o município antecipou a ativação para 15 de agosto, justamente para proteger a agricultura local. Temos dinheiro em caixa e pedimos à prefeita que faça esse pagamento para garantir a proteção da nossa população”, afirmou.

A prefeita de Rio das Antas, Gilvane Aparecida de Moraes, esclareceu que o contrato encerrou no dia 5 de março, mas garantiu que um aditivo está sendo providenciado para restabelecer o funcionamento do sistema. “O Estado se comprometeu a continuar com o projeto, mas até que os recursos de 2025 sejam repassados, o município irá custear o sistema para não deixar nossos agricultores desprotegidos”, disse a prefeita em áudio enviado ao jornalismo do Portal RBV.

Veja também

Gasolina comum aumenta em Caçador e Fraiburgo

Fiesc inaugura Escola Sesi de Referência em Videira e laboratório em Caçador

Rodeio Crioulo em Ibicaré conta com grande programação

João Rolim, meteorologista da empresa responsável pelo sistema, explicou que a operação dos geradores geralmente ocorre entre setembro e abril, período que coincide com a safra de frutas de clima temperado. Segundo ele, o recurso enviado pelo Estado em 2024 foi menor do que o necessário, o que antecipou a desativação dos equipamentos. “O contrato normalmente vai até abril, mas os recursos não foram suficientes para manter os geradores ligados até o fim do período”, afirmou.

A decisão de antecipar a instalação dos geradores já havia sido adotada em 2024 pela administração municipal, com o objetivo de minimizar prejuízos à agricultura. O sistema, que cobre pomares, lavouras e residências, foi considerado uma importante estratégia para proteger a economia local.

A expectativa agora é que o contrato seja renovado o quanto antes para evitar que a população fique desprotegida até o próximo ciclo de operação, previsto para iniciar em setembro.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Casos graves de doenças respiratórias disparam em SC

Santa Catarina enfrenta um cenário preocupante em relação às...

Motorista abandona Hilux com mais de 700 kg de maconha

Na madrugada deste domingo, dia 27, por volta das...

Três homens são mortos a tiros após casa ser invadida em SC

Na madrugada deste sábado (26), três homens foram mortos...

Bolsonaro continua internado após cirurgia e não pode receber visitas

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade...

Mais Lidas da semana

Mulher perde a vida em acidente na SC-135

Na tarde desta terça-feira (22), por volta de 15h,...

Criança é esquecida em veículo e morre em Videira

Uma criança foi encontrada morta dentro de um veículo...

Bolsonaro tem piora clínica e segue na UTI em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado na Unidade...

Presidente do INSS é afastado por suspeita de fraude em aposentadorias

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),...

Outros Tópicos Interessantes