Rádios RBV

Coordenadores da Defesa Civil da AMARP passam por capacitação

Reunião de Coordenadores Municipais da Defesa Civil da AMARP teve capacitação, alinhamento estratégico e fortalecimento das ações regionais

Fonte:
Portal RBV

Os coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil de onze municípios da região da Amarp se reuniram no Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (CIGERD), em Caçador, no dia 6 de março, para uma capacitação e alinhamento das estratégias de atuação. Estiveram presentes representantes de Caçador, Fraiburgo, Iomerê, Lebon Régis, Matos Costa, Pinheiro Preto, Arroio Trinta, Calmon, Videira, Timbó Grande e Ibiam.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O Coordenador Regional, Paulo César Gaiovis, reforçou a importância do evento: “A Defesa Civil acontece nos municípios, os eventos ocorrem a nível municipal, e por isso é essencial estarmos preparados. Tivemos uma excelente participação, com 80% dos municípios da região presentes, o que demonstra o compromisso com a segurança da população.”

Durante o evento, foi destacada a relevância das atividades desempenhadas pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. Também foram abordados diversos temas fundamentais para a gestão de riscos e desastres, incluindo o acesso ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), utilizado para registro de ocorrências, homologar decretos de situação de emergência e solicitar recursos para restabelecimento e reconstrução de áreas afetadas.

Veja também

Universidade da Terceira Idade abre inscrições para nova turma em Videira

Delas Day acontece em Caçador com palestra de Francine Pacheco

Câmara de Vereadores de Pinheiro Preto passa a transmitir sessões ao vivo

Outro ponto destacado foi a importância dos cursos online oferecidos pela Escola Virtual do Governo Federal e pela Secretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil, capacitando os coordenadores para atuarem de forma mais eficiente em situações adversas.

A necessidade de atualização e adequação dos Planos de Contingência municipais também esteve em pauta, bem como a criação dos Grupos de Resposta e Ações Coordenadas (GRACs), que visam integrar os esforços municipais, estaduais e, em casos extremos, a participação da sociedade civil organizada. A premissa reforçada foi a de que “Defesa Civil Somos Todos Nós”.

Coordenadores da Defesa Civil da AMARP passam por capacitação
Foto: Divulgação

Participação em seminário e posse de nova diretoria

Ao final da reunião, foi apresentada a demanda de participação dos coordenadores no seminário da mesorregião, que ocorrerá no dia 15 de abril de 2025, no Auditório Pinhão da UDESC, em Lages. O evento será uma oportunidade para que os representantes dos municípios das regionais de Caçador, Canoinhas, Curitibanos e Lages conheçam melhor os produtos e serviços oferecidos pela Secretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil, além de possibilitar a retirada de dúvidas e aprimoramento das ações regionais.

A reunião também foi marcada pela posse da nova diretoria do Colegiado de Proteção e Defesa Civil da Amarp, com a seguinte composição:

  • Presidente: Sérgio Eloy Bisotto (Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Caçador);
  • Vice-presidente: Luiz Fernando Gardini (Videira);
  • 1º Secretário: Marcos Adriano Raldi Palaoro (Fraiburgo);
  • 2º Secretário: Aloisio Maba da Silva (Lebon Régis).

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Vagas de emprego em Canoinhas: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Canoinhas e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Capinzal: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Capinzal e região somam dezenas...

Nova delegada assume DPCAMI em Caçador após 12 anos

A Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à...

Vagas de emprego em Tangará: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Tangará e região somam dezenas...

Jovem de Luzerna é injustamente acusada de fraude no Universidade Gratuita

Uma estudante de Luzerna, cidade no Meio-Oeste de Santa...

Mais Lidas da semana

Indústrias de SC podem ter demissões em massa com tarifa de 50% dos EUA

Empresas do setor madeireiro e as indústrias de móveis...

Venezuela impõe tarifas de até 77% sobre produtos do Brasil

A Venezuela passou a cobrar, de forma repentina, tarifas...

Indústria madeireira de Caçador sofre com taxação dos EUA

A economia de Caçador enfrenta um cenário de instabilidade...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com mais um dia ensolarado

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira...

Homem é assassinado a facadas dentro de casa

Um homicídio foi registrado em Tangará, no bairro Alto...

Outros Tópicos Interessantes