A Fetrancesc, Federaรงรฃo das Empresas de Transporte de Carga e Logรญstica, representada pelo presidente Dagnor Schneider e membros da diretoria, alรฉm de representantes dos sindicatos e empresรกrios do setor, participou de uma reuniรฃo com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, na tarde desta segunda-feira (10). O objetivo do encontro foi tratar de pontos sensรญveis do segmento, como a falta de mรฃo de obra qualificada, o risco de desabastecimento e os problemas de infraestrutura rodoviรกria.
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โO transporte rodoviรกrio de cargas รฉ fundamental para a economia do Estado, e รฉ nosso dever dialogar com o governo para encontrar soluรงรตes que garantam a sustentabilidade do setor. A falta de mรฃo de obra qualificada e de infraestrutura adequada sรฃo desafios que precisam ser enfrentados com urgรชnciaโ, apontou Dagnor Schneider.
O presidente da Fetrancesc aproveitou a oportunidade para agradecer o esforรงo para recuperaรงรฃo das estradas catarinense por meio do Programa Estrada Boa e tambรฉm fazer um apelo ao governador Jorginho Mello para dar celeridade aos estudos de impacto ambiental e traรงados tรฉcnicos da Via Mar.
A rodovia serรก uma alternativa ร BR-101, terรก 145 quilรดmetros de extensรฃo e ligarรก Joinville ao Contorno Viรกrio da Grande Florianรณpolis.
A obra foi dividida em cinco lotes e, em outubro de 2024, o governador assinou a ordem de serviรงo dos projetos de quatro lotes.
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A entidade entende que essa obra รฉ soluรงรฃo definitiva para garantir mais seguranรงa e fluidez no trรขnsito na BR-101 Norte.
โOs projetos devem ficar prontos entre janeiro e fevereiro do ano que vem. Estamos apressando o que podemos. Com isso pronto, vamos lanรงar uma PPP (parceria pรบblico-privada), iniciar as obras e depois descontar de quem vencer a concessรฃoโ, explicou o governador Jorginho Mello.
Ari Rabaiolli, ex-presidente da Fetrancesc, empresรกrio do setor e atual presidente do Badesc, tambรฉm participou da reuniรฃo e expressou sua preocupaรงรฃo com BR-101 Norte.
โA Via Mar vai evitar o colapso total da mobilidade em Santa Catarinaโ, apontou Rabaiolli.
Investimentos obrigatรณrios em rodovias
Outro pedido do TRC ao governador, foi vincular algum recurso compulsรณrio para as rodovias. Uma das opรงรตes sugeridas pela Fetrancesc รฉ o uso de parte dos valores arrecadados com o IPVA.
A previsรฃo รฉ que a arrecadaรงรฃo do IPVA em 2025 seja de R$ 4,4 bilhรตes. O governador respondeu que iria avaliar essa solicitaรงรฃo.
Falta de mรฃo de obra qualificada preocupa o setor
O setor do transporte rodoviรกria de cargas enfrenta uma crise com a falta de mรฃo de obra qualificada. Atualmente, hรก uma lacuna de 15 mil vagas que as empresas nรฃo conseguem preencher.
โรs vezes, as pessoas nรฃo se dรฃo conta da importรขncia do TRC, mas รฉ o segmento que pรตe na comida na mesa e remรฉdio na farmรกcia. Estamos enfrentando uma crise. Na minha empresa, por exemplo, tenho mais de 100 vagas que nรฃo consigo preencher e passei a o final de ano com 120 caminhรตes parados no pรกtioโ, explicou o empresรกrio Valdir Fontanella.
O empresรกrio Sandoval Caramori, da Reunidas Cargas, completou que a crise de mรฃo de obra vai muito alรฉm da falta de motoristas.
โA falta de mรฃo de obra nรฃo รฉ sรณ de motorista, รฉ tambรฉm de mecรขnicos, borracheiros de beira de estrada, e isso afeta o setor como um todoโ.
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