Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Farmacêuticos agora podem prescrever medicamentos

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou, no dia 17 de fevereiro, a nova resolução

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou, no dia 17 de fevereiro, uma nova resolução que autoriza farmacêuticos a prescrever medicamentos, inclusive os que exigem receita médica. A medida entrará em vigor no próximo mês e visa ampliar o papel dos farmacêuticos no sistema de saúde. No entanto, a decisão tem gerado controvérsias e resistência de entidades médicas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com a resolução, a prescrição de medicamentos será permitida apenas aos farmacêuticos que possuam o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em Farmácia Clínica, um registro novo estabelecido pelo CFF neste ano.

Publicidade

Isso limita a prática apenas a profissionais que tenham concluído cursos de qualificação específicos em áreas determinadas.

O que a nova medida permite

A medida permite que farmacêuticos

  • prescrevam medicamentos,
  • renovem prescrições e
  • realizem exames físicos para avaliação da efetividade do tratamento.

Além disso, eles poderão realizar exames, solicitar e interpretar resultados, o que amplia seu papel no acompanhamento do paciente.

Veja também

Alta da Selic: O que esperar para a economia e setores estratégicos

4ª Corrida e Caminhada da Uva 5 km está com inscrições abertas

Entretanto, especialistas e associações médicas questionam a capacitação dos farmacêuticos para realizar essas funções.

De acordo com o advogado Henderson Furst, a prescrição médica envolve competências que os farmacêuticos não possuem, como a análise detalhada da história clínica do paciente e a solicitação de exames complementares, atividades exclusivas dos médicos.

O que fala o Conselho Federal de Farmácia

O CFF defende a decisão, alegando que a prescrição de medicamentos está vinculada ao perfil farmacoterapêutico do paciente, uma área que o farmacêutico já trabalha.

A entidade ainda destaca que a decisão segue a legislação de 2014, que permite o acompanhamento do paciente e a interpretação das necessidades terapêuticas.

A resolução, no entanto, já enfrenta críticas de entidades como o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Paulista de Medicina (APM), que alegam que a medida invade a esfera médica e compromete a segurança dos pacientes.

De acordo com a Associação Paulista de Medicina, a prescrição de medicamentos é uma função exclusiva dos médicos, que passam anos em formação para diagnosticar e prescrever tratamentos de forma segura.

Este novo passo do Conselho Federal de Farmácia gera um debate sobre os limites da atuação dos farmacêuticos e a segurança no processo de prescrição de medicamentos.

A medida está sujeita a novos questionamentos na Justiça e pode ter mudanças antes de sua implementação.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Professores da Uniarp visitam a Fiesc em Florianópolis

Nesta quinta-feira 2 de outubro, professores dos Programas de...

Sexta-feira terá chuva intensa e risco de temporais em Santa Catarina

Na sexta-feira (03), a instabilidade em Santa Catarina ganha...

Câmara Mirim de Caçador elege nova Mesa Diretora

A Câmara Mirim de Caçador elegeu, nesta quarta-feira (1º),...

Secretário de Agricultura visita Videira e anuncia programa SC Rural 2 com R$ 800 milhões

O Meio-Oeste catarinense voltou ao centro das atenções políticas...

Bombeiros de Caçador resgatam tamanduá

Entre as ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros Voluntários...

Mais Lidas da semana

Sexta-feira terá chuva intensa e risco de temporais em Santa Catarina

Na sexta-feira (03), a instabilidade em Santa Catarina ganha...

Bezerro nasce com duas cabeças no Oeste de Santa Catarina

Uma ocorrência rara e impressionante despertou a curiosidade dos...

Tangará realiza audiência sobre vacina obrigatória contra Covid-19 em crianças

A Câmara Municipal de Tangará recebeu, na noite de...

Fim do horário de verão pode ser oficial após aval da Câmara

A Câmara dos Deputados deu o primeiro passo significativo...

Homem é encontrado morto com tiros no interior de Videira

Um homem de 40 anos foi encontrado morto no...

Outros Tópicos Interessantes