Entre 2020 e 2024, a Justiça do Trabalho de Santa Catarina registrou 770 novos processos por assédio sexual no ambiente de trabalho. Em 2024, o número de ações cresceu 24,3%, saltando de 185 para 230 casos. A pesquisa foi realizada pela Secretaria de Gestão Estratégica do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) com dados extraídos do Sistema e-Gestão.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O último ano teve o maior número de casos de assédio sexual no trabalho dos últimos cinco anos.
Joinville liderou o ranking, com 22 registros, seguida por Florianópolis e Itajaí, ambas com 21.
As Varas do Trabalho de Fraiburgo e Mafra foram as únicas que não registraram processos sobre assédio sexual no ambiente de trabalho em 2024.
Veja também
Dicas para evitar explosões de celular e garantir mais segurança no uso
Meias coloridas celebram o Dia Internacional da Síndrome de Down
Além disso, houve um aumento significativo na participação de casos de assédio sexual em relação ao total de ações por assédio.
Em 2020, os casos de assédio sexual representaram 5,5% dos processos na Justiça do Trabalho de Santa Catarina, enquanto os de assédio moral ficaram com 94,5%. Já em 2024, o assédio sexual subiu para 8,9%.
Esses dados revelam uma crescente preocupação com o tema e a importância de continuar as discussões sobre assédio sexual no ambiente de trabalho. O aumento no número de processos também indica uma maior conscientização dos trabalhadores sobre seus direitos.
Nossas Redes Sociais