Dia 15 de março, acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da UNIARP tiveram uma experiência prática importante na área de parasitologia animal. A atividade ocorreu em uma propriedade localizada no município de Rio das Antas. No local, os acadêmicos realizaram uma análise fundamental para o manejo de rebanhos ovinos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A prática foi desenvolvida na disciplina de Doenças Parasitárias e Infecciosas, ministrada pelo professor André Trevisan e teve como foco a avaliação da eficácia dos vermífugos utilizados pelo produtor, visando verificar se estavam atingindo o efeito desejado no controle de parasitas intestinais.
Para isso, os acadêmicos realizaram a coleta de material fecal dos ovinos, com o intuito de identificar e quantificar a presença de ovos de parasitas. Utilizando a técnica OPG (Ovos Por Grama), os estudantes realizaram as análises microscópicas das amostras, uma metodologia consagrada para avaliar a carga parasitária nos animais.
Veja também
Iomerê é pioneiro na inclusão de carne ovina na merenda escolar
Epagri monitora a emissão de gases do efeito estufa na pecuária de SC
Brasil exporta mais de 219 mil toneladas de carne bovina em fevereiro
A técnica é essencial para ajudar os profissionais a determinarem a eficácia dos medicamentos vermífugos, garantindo que o tratamento seja adequado para o rebanho.
A atividade foi acompanhada de perto pelo professor Felipe Volpato, que contribuiu para a execução prática e pela professora Katiane Schmitt, coordenadora do curso, que também esteve presente para garantir o bom andamento da atividade e o aprendizado.
A ação reflete a dedicação da equipe docente em proporcionar uma formação completa e aplicada aos futuros profissionais da área.
A professora Katiane explica que, ao entrarem em contato com as práticas cotidianas de um produtor rural, os acadêmicos conseguem entender de forma aprofundada os desafios enfrentados na pecuária, além de aprender a aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na resolução de problemas de saúde animal. “A prática é um momento valioso para o desenvolvimento técnico dos acadêmicos e contribui diretamente para a formação de futuros profissionais capacitados e preparados para atuar no mercado de trabalho com segurança e eficiência”, comenta.
Nossas Redes Sociais