Drone equipado com fuzil é produzido por empresa brasileira

Apesar das promessas de maior eficiência nas operações, especialistas em segurança pública demonstram cautela, alertando para os riscos envolvidos

A fabricante de armas Taurus desenvolveu um novo tipo de drone equipado com fuzil, uma inovação que promete ampliar as capacidades de operações policiais e militares. O novo dispositivo, que está sendo demonstrado para venda, foi projetado exclusivamente para forças de segurança. De acordo com a Taurus, o drone tem a capacidade de “ampliar as capacidades em missões policiais e militares”, oferecendo uma solução mais eficaz para ações de segurança.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O equipamento, fabricado em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), foi apresentado na LAAD Defence & Security 2025, evento de defesa e segurança realizado no Rio de Janeiro.

Publicidade

Este produto é inédito no mercado global e, atualmente, encontra-se em fase de demonstração.

A Taurus também destaca que o drone poderá ser exportado, mas apenas para forças de segurança, respeitando as regulamentações de cada país.

Como é o drone equipado com fuzil?

De acordo com informações da fabricante, o drone é equipado com um fuzil T4, mas o sistema permite a conexão de outras armas, como metralhadoras e fuzis nos calibres 5,56 e 7,62, além de submetralhadoras de 9mm.

O dispositivo também possui câmeras 4K estabilizadas em 3 eixos, rádio controle para transmissão de imagens em tempo real, laser pointer, sensor de distância e mecanismos para movimentação horizontal e vertical.

Veja também

Acidente com ônibus de estudantes deixa 6 mortos e 22 feridos

Jovem fica em estado grave após colisão entre moto e carro

A tecnologia conta ainda com inteligência artificial para identificação de alvos.

A Taurus afirma que o “Taurus TAS” pode, em determinadas situações, substituir o uso de helicópteros em operações, o que reduziria o risco das equipes em solo, eliminaria o risco para a equipe aérea e minimizaria os danos materiais causados por alvejamentos ou quedas.

Contudo, a empresa ressalta que ainda não há uma regulamentação específica para o uso de drones armados no Brasil, e está em processo de análise com órgãos competentes para entender as exigências legais necessárias para o produto.

Regulamentação

No Brasil, a legislação sobre drones é regulamentada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O uso de drones armados, portanto, precisa de uma regulamentação específica para garantir a segurança e a eficácia da operação.

O que dizem os especialistas?

Especialistas em segurança pública têm se mostrado cautelosos quanto à implementação dessa nova tecnologia.

O doutor Eduardo Pazinato, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), destacou que, embora dispositivos semelhantes já sejam utilizados em conflitos armados, a aplicação em combate ao crime urbano pode não ser eficaz. Segundo ele, esse tipo de equipamento poderia “agravar o problema, expondo mais pessoas a risco, inclusive profissionais da segurança pública”.

Carolina Ricardo, diretora executiva do Instituto Sou da Paz, também expressou preocupações em relação ao uso de drones armados no contexto de segurança pública.

Ela acredita que a utilização desses equipamentos seria mais adequada em situações de guerra, e não no cotidiano da segurança pública.

“É claro que ele pode ser usado eventualmente em casos muito específicos, quando o crime eventualmente estiver com armas muito pesadas, mas me parece bastante arriscado pensar nesse tipo de armamento numa lógica de segurança pública”, afirmou.

Ela também ressaltou que a possibilidade de erro nos alvos é um fator crucial que deve ser debatido.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Ruas do bairro Floresta serão interditadas para manutenção elétrica

O órgão responsável pelo trânsito de Videira, o ORTRAVI,...

Enem 2026 abre prazo para pedir isenção da taxa de inscrição

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino...

Publicaçao Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 47/2026 Pregão Eletrônico n. 20/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Macieira reforça Defesa Civil com veículo 4×4

O município de Macieira foi contemplado pelo Governo do...

Roblox passa a filtrar jogos por idade dos usuários

A plataforma de jogos online Roblox anunciou uma série...

Educação em Videira ganha reforço com 54 novos professores

A Prefeitura de Videira anunciou a nomeação de 54...

Cataratas do Iguaçu têm recorde histórico de visitas

O Parque Nacional do Iguaçu, lar das mundialmente conhecidas...

Ibama fecha criadouro ilegal de macacos no Oeste de SC

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos...