Na manhã desta segunda-feira (14), o cardiologista Leandro Echenique, responsável pelo acompanhamento de Jair Bolsonaro, atualizou o estado de saúde do ex-presidente. Contrariando informações anteriores da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que havia afirmado que ele já estava no quarto após a cirurgia, o médico esclareceu que “não há nenhuma previsão de saída da UTI neste momento”.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A cirurgia, realizada no último domingo (13), foi descrita como “extremamente complexa”, com duração de 12 horas, devido à grande quantidade de aderências na parede intestinal, sequelas do atentado sofrido por Bolsonaro em 2018.
Apesar da complexidade, o procedimento foi considerado bem-sucedido, sem intercorrências ou necessidade de transfusão de sangue.
Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília.
Veja também
Governo de SC estuda novo contorno viário no Morro dos Cavalos
SC colhe 1,2 milhão de toneladas de arroz em 2025
Ele está acordado, conversando com a equipe médica e apresenta sinais vitais dentro da normalidade, sem necessidade de sedação.
Está sendo administrado antibiótico de forma preventiva, mas não há sinais de infecção até o momento.
A pressão arterial e a frequência cardíaca estão sob controle.
A expectativa da equipe médica é que Bolsonaro permaneça internado por pelo menos duas semanas, podendo se estender dependendo da evolução clínica.
Ele ainda não está se alimentando por via oral e recebe nutrição parenteral, diretamente na veia. Visitas seguem proibidas.
Bolsonaro publicou uma mensagem em seu perfil na rede X (antigo Twitter), agradecendo à equipe médica: “Procedimento necessário para tratar obstrução intestinal. Foi a sétima cirurgia decorrente da facada. Agradeço a todos pelas orações. Voltaremos!”.
– Estou internado no Hospital DF Star, em Brasília, me recuperando de mais uma cirurgia que durou cerca de 12 horas. O procedimento foi necessário para tratar uma obstrução provocada por dobras no intestino delgado. Segundo os médicos, meu estado de saúde é estável, mas a… pic.twitter.com/lFvDKyeDeE
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 14, 2025
Nossas Redes Sociais