Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Com salto de 40% na produtividade, SC colhe safra histórica de milho

O bom clima, o uso de tecnologias no campo e o manejo adequado das lavouras foram fundamentais para esse excelente resultado

A safra de milho verão 2024/25 em Santa Catarina se destaca como uma das mais produtivas da história do estado. Apesar da redução superior a 13% na área plantada, a produção aumentou mais de 23% em comparação à safra anterior. O grande destaque é a produtividade, que teve um crescimento expressivo de mais de 40%, alcançando uma média de 9.717 kg por hectare, o maior índice já registrado no estado. Esses dados foram apresentados no Boletim Agropecuário de abril, disponível nos sites do Observatório Agro Catarinense e do Infoagro.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Haroldo Tavares Elias, analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, atribui o sucesso da safra a fatores como

Publicidade
  • o uso intensivo de tecnologias no campo,
  • manejo adequado das lavouras e a
  • menor incidência da cigarrinha-do-milho, uma praga que pode afetar a produtividade.

Ele ainda destaca que “o clima também foi determinante, principalmente a boa distribuição das chuvas e as temperaturas mais amenas à noite, que favorecem a fisiologia da planta”.

Milho no mercado

No mercado, os preços do milho tiveram uma alta significativa no primeiro trimestre de 2025, com um aumento de 2,74% em março, atingindo R$ 71,15 por saca, o maior valor dos últimos dois anos.

Veja também

PRF inicia Operação Semana Santa 2025 com reforço na fiscalização

Fraiburgo está no topo das queimadas em SC, aponta relatório

Contudo, no início de abril, as cotações começaram a recuar, em razão da melhora nas condições climáticas, que favorecem o desenvolvimento da segunda safra no país.

Essa combinação de alta produtividade e preços favoráveis pode levar os produtores a reverterem a tendência de redução da área plantada com milho, que nos últimos anos vinha cedendo espaço para a soja.

“Se os preços se mantiverem em patamares atrativos, há possibilidade de reversão dessa tendência de queda na área cultivada com milho”, analisa Elias.

Santa Catarina e Paraná em destaque

Em termos nacionais, Santa Catarina e Paraná se destacam, com produtividades próximas a 10 toneladas por hectare, alcançando níveis semelhantes aos dos Estados Unidos, que são referência mundial na produção de milho.

O cenário, contudo, ainda é marcado pela volatilidade no mercado devido aos estoques internos baixos, a incerteza sobre a segunda safra e as instabilidades no mercado internacional.

O Boletim Agropecuário de abril de 2025, publicado pela Epagri/Cepa, também traz informações sobre outras culturas importantes do estado, como soja, arroz, feijão, maçã, alho, cebola, entre outras.

A publicação é uma importante fonte de informações para o acompanhamento da produção agropecuária em Santa Catarina.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Epagri

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Domingo começa com tempo firme, mas há risco de temporais isolados

O domingo (01/02) inicia com predomínio de tempo estável...

Brasil gasta 1 trilhão de reais em juros com a dívida pública

O Brasil encerrou o ano de 2025 gastando 1...

Culinária espanhola: Paella é destaque no Essência na Cozinha

A culinária espanhola é reconhecida mundialmente pela riqueza de...

Homem morre após ser esfaqueado em frente a bar em Santa Cecília

Um homem de 57 anos morreu após ser atingido...

Mais Lidas da semana

“Acorda, Brasil” reúne cerca de 18 mil pessoas em Brasília

A Brasília recebeu neste domingo, 26 de janeiro de...

Adolescentes suspeitos de matar cão Orelha teriam tentado afogar outro cachorro em SC

Os adolescentes investigados por suspeita de matar o cão...

Banheiros neutros em escolas de SC agora estão proibidos por lei

A partir desta quarta-feira, 21 de janeiro de 2026,...

Videira passa a oferecer implante contraceptivo de graça para mulheres

A Secretaria Municipal de Saúde de Videira deu um...

Gasolina chega a R$ 6,56 em SC e Caçador e Videira entram no levantamento

O preço médio da gasolina em Santa Catarina voltou...

Outros Tópicos Interessantes