Na manhã desta segunda-feira (21), a Prefeitura de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, decretou situação de emergência devido aos danos provocados por uma microexplosão ocorrida no último sábado (19). O fenômeno climático atingiu a região Norte do município, afetando bairros como Linha Sarapião, Líder, Belvedere, Desbravador e Vila Rica.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De acordo com a Defesa Civil, o evento foi caracterizado por ventos de até 90 km/h, granizo e chuvas intensas.
Os danos incluem 79 residências atingidas, centros comunitários danificados, propriedades rurais afetadas e a morte de mais de 13 mil aves em um aviário.
Além disso, foram registradas 17 árvores caídas ou em risco de queda, cinco vias obstruídas e uma casa afetada por escoamento de lama.
Veja também
Energia solar já é realidade para mais de 7,9 mil agricultores familiares em SC
Abertura de empresas cresce 31% em SC no 1º trimestre
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues reuniu-se com o secretariado para coordenar as ações de recuperação.
Ele destacou que a prioridade é atender todas as famílias afetadas até sexta-feira (25), focando na compra de materiais, recuperação de estradas e serviços emergenciais.
Apesar dos prejuízos materiais, não houve registro de feridos ou desalojados.
A Defesa Civil e as equipes da prefeitura de Chapecó seguem trabalhando na assistência às famílias e na recuperação das áreas danificadas.
A situação de emergência permitirá agilizar os processos necessários para a reconstrução e apoio às vítimas do desastre natural.
Nossas Redes Sociais