Neste 24 de abril, o Brasil celebra o Dia do Chimarrão, uma das bebidas mais tradicionais da região Sul e que ultrapassa fronteiras, mantendo-se viva nas rodas de conversa, movimentos sociais e manifestações culturais. Mais do que uma tradição, o chimarrão representa resistência, identidade coletiva e convivência.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A data foi oficializada em 2003, no Rio Grande do Sul, por meio da Lei Estadual n.º 11.929, visando valorizar os hábitos culturais gaúchos e preservar o uso da erva-mate, planta que dá origem ao chimarrão. Também neste dia, é celebrado o chamado Dia da Tradição Gaúcha, em referência à fundação do primeiro Centro de Tradições Gaúchas (CTG), em Porto Alegre, em 24 de abril de 1948.
Além de símbolo do Rio Grande do Sul, o chimarrão também é parte da cultura de estados como Santa Catarina e Paraná, e de países vizinhos como Argentina, Uruguai e Paraguai. Ao instituir essa data comemorativa, o objetivo foi reafirmar esse patrimônio imaterial como parte fundamental da identidade do povo sulista.
Veja também:
45% dos videirenses usam a rádio para ficar por dentro das promoções do comércio
Mobilização fortalece a identidade turística de Fraiburgo
Tradição, cultura e identidade são celebradas neste 24 de abril acompanhadas de chimarrão; assista
Concurso do Chimarrão em Videira celebra a tradição no Meio-Oeste catarinense
Para celebrar a data em grande estilo, a Rádio Videira, que está com você em todo lugar, promove neste sábado (27), a segunda edição do Concurso do Chimarrão, a partir das 14h, no Largo da Estação, em Videira. O evento promete reunir tradição, cultura e muito sabor para os amantes da bebida símbolo da região.
Os cinco finalistas que irão disputar o título de melhor chimarrão do Meio-Oeste de Santa Catarina já estão confirmados: José Cléber Correia, Morgana Eduarda Ferreira, Tábata Wolf, Liliane Ribeiro e Vera Lúcia Araújo. O grande vencedor receberá como prêmio um ano de erva-mate Mazutti grátis, uma poupança de R$ 500 do Sicoob Vale do Vinho e muitos outros brindes.
Programação cultural e serviços gratuitos no Concurso do Chimarrão
Além do concurso, o público que comparecer ao Largo da Estação poderá aproveitar serviços gratuitos, visitar a tradicional feirinha de artesanato e curtir duas apresentações culturais imperdíveis: o cantor Daniel Bonetto, com o melhor do sertanejo, e uma performance especial do CTG Herdeiros do Pago, do Instituto Federal Catarinense – trazendo toda a riqueza da cultura gaúcha para o coração de Videira.
A Rádio Videira convida toda a comunidade para viver essa experiência cultural e celebrar o chimarrão, que mais do que uma bebida, é símbolo de união, memória e pertencimento.
Nossas Redes Sociais