Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Entenda o que levou à prisão de Fernando Collor nesta sexta-feira

A prisão de Collor será ainda confirmada pelo STF em sessão virtual às 11h desta sexta-feira (25)

O ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada desta sexta-feira (25), em Maceió, capital de Alagoas. A defesa confirmou que a prisão ocorreu às 4 horas da manhã, no momento em que Collor se dirigia a Brasília para cumprir, de forma voluntária, a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A decisão judicial foi tomada na noite de quinta-feira (24), após o STF rejeitar o segundo recurso apresentado pela defesa.

Publicidade

O ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão imediata do ex-presidente, condenado por corrupção no caso envolvendo a BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras.

Collor foi condenado em 2023 a uma pena de oito anos e dez meses de reclusão, em regime fechado.

A Justiça o considerou culpado por ter recebido cerca de R$ 20 milhões em propina, entre os anos de 2010 e 2014.

Segundo o processo, o montante foi pago pela empreiteira UTC Engenharia, em troca de sua atuação política no Senado, com o objetivo de favorecer a empresa em contratos com a BR Distribuidora.

A denúncia surgiu a partir da delação premiada de Ricardo Pessoa, ex-presidente da UTC.

De acordo com o STF, o dinheiro foi lavado para ocultar sua origem ilegal, e a atuação de Collor serviu para assegurar apoio e nomeações estratégicas dentro da estatal.

Além da pena de prisão, o ex-presidente foi condenado a pagar 90 dias-multa, a indenizar a União em R$ 20 milhões — valor solidário com outros dois condenados — e está proibido de exercer cargo público por período equivalente ao dobro da pena imposta.

Defesa de Collor

A defesa de Collor manifestou-se logo após a ordem de prisão.

Não houve qualquer decisão sobre a demonstrada prescrição ocorrida após trânsito em julgado para a Procuradoria-Geral da República. Quanto ao caráter protelatório do recurso, a defesa demonstrou que a maioria dos membros da Corte reconhece seu manifesto cabimento. Tais assuntos caberiam ao Plenário decidir, ao menos na sessão plenária extraordinária já designada para a data de amanhã”, declarou em nota.

A ordem de prisão de Collor precisa ser confirmada pelo Plenário do STF, que fará uma sessão virtual extraordinária às 11h desta sexta-feira (25), sem impedir a detenção.

Embora o plenário ainda precise referendar a ordem, a prisão foi executada imediatamente, sem prejuízo da detenção.

“De qualquer forma, o ex-presidente Fernando Collor irá se apresentar para cumprimento da decisão determinada pelo Ministro Alexandre de Moraes, sem prejuízo das medidas judiciais previstas”, completou a defesa.

O caso de Collor representa mais um desdobramento da Operação Lava Jato, que investigou a maior rede de corrupção já descoberta no Brasil e impactou figuras de destaque da política nacional.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações CNN Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Como tornar o processo de cobrança mais rápido em lojas e serviços

A agilidade no momento da cobrança é um fator...

Sexta-feira tem sol e calor em SC, com chuva isolada no Litoral

Na sexta-feira (20), o tempo em Santa Catarina será...

Primeiro frio do outono já tem data para chegar no Brasil

O outono de 2026 terá início oficialmente às 11h45...

Cármen Lúcia relata ameaça de bomba em Brasília

A ministra Cármen Lúcia, integrante do Supremo Tribunal Federal...

Ministério Público acompanha caso de asilo clandestino em Caçador

Na semana passada, um morador de Caçador foi ao...

Mais Lidas da semana

Caminhoneiros de SC entram em greve devido à alta do diesel

Caminhoneiros de Santa Catarina decidiram aderir a uma mobilização...

Corpo é encontrado em estado avançado de decomposição em Videira

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira foi acionado...

Lobo-guará é filmado em município do Meio-Oeste catarinense

Um Lobo-guará foi flagrado cruzando uma área de reflorestamento...

Morre Giovani Moraes, um dos maiores produtores de cebola do Brasil

Morreu nesta terça-feira, 10, Giovani Dal Mas Moraes, um...

Operação policial apreende crack, dinheiro e celulares em Lebon Régis

Uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia...

Outros Tópicos Interessantes