Rádios RBV

Casos graves de doenças respiratórias disparam em SC

Até o dia 19 de abril de 2025, o estado já contabilizava um total de 48 mortes

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Saúde

Santa Catarina enfrenta um cenário preocupante em relação às doenças respiratórias. Até o dia 19 de abril de 2025, o estado contabilizou 2.377 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e um total de 48 mortes.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com o boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), a maioria dos casos está relacionada a Outros Vírus Respiratórios (OVR), com 697 registros, o que representa 18,3% do total.

Em seguida, aparecem a Covid-19, com 217 casos (13,3%), e a influenza, com 166 casos (4%). Muitos outros ainda não tiveram o agente causador identificado.

Entre os casos de OVR, as crianças de até 4 anos são as mais atingidas, somando 71,6% dos registros. Em segundo lugar, estão as de 5 a 9 anos, com 14,6%.

Quanto aos óbitos por OVR, sete pessoas perderam a vida, principalmente idosos com mais de 70 anos.

A Covid-19 afeta especialmente os extremos de idade: 23,5% dos casos ocorreram em crianças com até 4 anos, enquanto 41,7% atingiram idosos com mais de 70 anos.

Os óbitos se concentram em pessoas acima de 50 anos, totalizando 26 mortes. Em 2025, já foram confirmadas 30 mortes pela doença apenas no primeiro trimestre.

Já os casos de influenza atingem, sobretudo, idosos com mais de 60 anos (38,5%), seguidos por crianças com menos de 4 anos (19,2%). Oito mortes por gripe ocorreram principalmente em pessoas com mais de 50 anos.

“O inverno ainda não chegou, mas o número de pessoas com doenças respiratórias está aumentando e a principal forma de prevenção é a vacinação, principalmente dos grupos prioritários que são os que mais sofrem com as formas graves da doença como os idosos e as crianças. Por isso, é importante manter o calendário vacinal atualizado”, alerta o diretor da Dive, João Fuck.

As cidades com maior número de infecções e mortes por vírus respiratórios em Santa Catarina são

  • Florianópolis, com 459 casos e 15 mortes;
  • Itajaí, com 154 casos e 8 mortes; e
  • Joinville, com 121 casos e 5 mortes.

Fique atento aos sintomas mais comuns das doenças respiratórias

Febre, tosse, dor de garganta, dores musculares, articulares ou na cabeça.

Ao apresentar algum desses sintomas, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima, principalmente se for idoso, criança ou portador de doenças crônicas.

Principais formas de prevenção contra vírus respiratórios

  • Mantenha a vacinação em dia
  • Higienize as mãos frequentemente com água e sabão
  • Use máscara em caso de sintomas gripais
  • Evite lugares fechados e com muitas pessoas
  • Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar
  • Evite tocar olhos, nariz e boca sem lavar as mãos
  • Desinfete objetos e superfícies de uso contínuo com álcool
  • Não compartilhe objetos pessoais, como copos ou talheres

Diante da aproximação do inverno, as medidas de proteção ganham ainda mais importância. A prevenção é o melhor caminho para reduzir os impactos dos vírus respiratórios em Santa Catarina.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

STF valida lei que garante insulina gratuita para diabéticos em SC

O Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão unânime, validou...

Veículo capota na entrada da Linha Santa Bárbara, em Videira

Na tarde deste domingo, 27 de abril de 2025,...

Carro cai de ponte no centro de Rio das Antas

Na noite de 27 de abril de 2025, por...

Mais Lidas da semana

Mulher perde a vida em acidente na SC-135

Na tarde desta terça-feira (22), por volta de 15h,...

Criança é esquecida em veículo e morre em Videira

Uma criança foi encontrada morta dentro de um veículo...

Bolsonaro tem piora clínica e segue na UTI em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado na Unidade...

Presidente do INSS é afastado por suspeita de fraude em aposentadorias

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),...

Outros Tópicos Interessantes