O Vaticano anunciou, nesta segunda-feira (28), que o conclave para eleger um novo papa começará na quarta-feira (07). A escolha do novo pontífice, após a morte do papa Francisco, será realizada por 135 cardeais, todos com menos de 80 anos, aptos a decidir quem será o novo líder da Igreja Católica. A data foi definida durante uma reunião a portas fechadas, realizada no Vaticano, sendo a primeira desde o funeral de Francisco, ocorrido no sábado (26).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O processo de votação para eleger o novo papa segue um protocolo rigoroso e é realizado dentro da Capela Sistina. Os cardeais começam o dia com uma missa especial na Basílica de São Pedro, seguida pela caminhada até a Capela, onde o processo de eleição é iniciado.
O sigilo é mantido durante todo o processo, com a capela sendo minuciosamente verificada para garantir que não haja câmeras ou microfones escondidos. Além disso, os cardeais não têm permissão para falar sobre a eleição com ninguém de fora do conclave, sob risco de excomunhão.
A votação é feita de forma anônima, através de cédulas de papel. Cada cardeal escreve o nome de seu candidato, sob a inscrição em latim “Eligo in Summum Pontificem” (“Eu elejo como pontífice supremo”).
Veja também
Bombeiros resgatam carro submerso após acidente em ponte
STF valida lei que garante insulina gratuita para diabéticos em SC
A regra proíbe que os cardeais votem em si mesmos. Após a escrita dos votos, cada cardeal, em ordem de senioridade, coloca sua cédula em um cálice. Os votos são então contados e o resultado é lido em voz alta para o grupo. Para que um cardeal seja eleito, ele precisa obter dois terços dos votos.
O conclave começa com missas e orações no primeiro dia no Vaticano, podendo incluir uma votação caso a cerimônia termine pela tarde. Nos dias seguintes, até quatro votações diárias podem ser realizadas — duas pela manhã e duas à tarde.
Se não houver uma decisão até o terceiro dia, o quarto será reservado para uma pausa de oração e discussões. O processo pode continuar por mais sete rodadas de votação, após o que novas pausas para oração são feitas antes das votações serem retomadas.
Uma das formas de acompanhar o andamento do conclave é observar a cor da fumaça que sai do telhado da Capela Sistina. Após cada rodada de votações, as cédulas são queimadas. Se o papa ainda não foi escolhido, a fumaça será preta.
Quando um novo pontífice é eleito, a fumaça será branca, sinalizando a escolha do novo papa. Após a fumaça branca, cerca de 30 a 60 minutos depois, o novo papa aparece na sacada da Basílica de São Pedro para ser saudado pelos fiéis, faz uma breve oração e fala ao público.
Este processo, que já é um rito tradicional da Igreja Católica, pode ser acompanhado por milhares de fiéis que se reúnem na Praça de São Pedro para celebrar a eleição de um novo líder.
Nossas Redes Sociais