O nรบmero de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educaรงรฃo bรกsica brasileira cresceu significativamente entre 2023 e 2024. Segundo dados do Censo Escolar mais recente, o aumento foi de 44,4%, passando de pouco mais de 636 mil para cerca de 920 mil alunos.
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Esse grupo representa uma parte essencial do pรบblico atendido pela Educaรงรฃo Especial, que inclui tambรฉm estudantes com deficiรชncias, altas habilidades e superdotaรงรฃo.
Comparando com o ano de 2020, o total de matrรญculas na Educaรงรฃo Especial cresceu expressivos 58,7%, evidenciando avanรงos nas polรญticas de inclusรฃo.
O presidente da Organizaรงรฃo Neurodiversa pelos Direitos das Pessoas Autistas, Fรกbio Cordeiro, que รฉ autista, avaliou o crescimento como um sinal positivo.
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โO aumento de estudantes autistas nas escolas brasileiras รฉ uma realidade que se apresenta, como os dados do รบltimo Censo nos trazem. ร um aumento bastante expressivo e de extrema importรขncia, jรก que no Brasil nos faltam muitos dados acerca da incidรชncia do autismo. A escola acaba sendo um local onde eu consigo fazer esse balanรงoโ.
Apesar disso, ele alerta que o ambiente escolar ainda precisa se transformar para garantir a inclusรฃo verdadeira de todos os estudantes.
โร preciso pensar de uma maneira onde a diversidade seja valorizada. Muitas escolas tรชm um entendimento muito rรญgido ainda do aprendizado, de como o aluno precisa aprender. E de que todos os alunos tรชm que aprender da mesma maneira e ao mesmo tempo. Eu acho que a gente precisa quebrar esse pensamento rรญgidoโ.
Entre 2020 e 2024, a inclusรฃo de alunos com TEA em classes comuns tambรฉm evoluiu. A proporรงรฃo de matrรญculas de crianรงas e adolescentes entre 4 e 17 anos em salas regulares subiu de 93,2% para 95,7%.
O ensino mรฉdio se destacou como a etapa educacional com a maior taxa de inclusรฃo desses estudantes em turmas regulares. Isso demonstra um avanรงo na aceitaรงรฃo da diversidade no ambiente escolar.
Embora os dados sejam animadores, especialistas ressaltam que apenas nรบmeros nรฃo garantem inclusรฃo. ร necessรกrio que escolas adotem prรกticas pedagรณgicas mais flexรญveis e acolhedoras. A formaรงรฃo continuada de professores e o investimento em recursos de apoio tambรฉm sรฃo fundamentais.
A construรงรฃo de uma escola mais inclusiva exige uma mudanรงa cultural. ร preciso reconhecer que cada aluno aprende de forma รบnica, e o sistema educacional deve estar preparado para acolher essas diferenรงas.
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