Em sessão ordinária realizada na noite desta quarta-feira (30), a Câmara de Vereadores de Videira aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 24/2025, de autoria do vereador e presidente do Legislativo, Rogério Pezzini. A proposta institui a Política de Humanização no Atendimento na Saúde Pública no município
Com a nova legislação, todos os serviços de saúde pública realizados total ou parcialmente com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão oferecer atendimento humanizado aos pacientes. Isso inclui unidades de saúde dos bairros e o Pronto Atendimento de Videira.
O atendimento humanizado é uma abordagem que valoriza o paciente e a relação entre ele e os profissionais da saúde. Segundo o vereador, o objetivo é garantir respeito, acolhimento e tranquilidade às pessoas que procuram atendimento em momentos delicados, como dor, exames, cirurgias e emergências.
“Esse projeto vem com um único objetivo: garantir o respeito e a boa recepção aos pacientes que precisam dos serviços de saúde pública. É uma questão de dignidade”
O vereador informou ainda que irá agendar uma reunião com o prefeito Wilmar Carelli para apresentar pessoalmente o projeto, que agora aguarda a sanção do Executivo Municipal. Durante sua fala, Pesini adiantou que fará uma sugestão ao prefeito: que sejam instaladas placas informativas sobre o novo direito da população, ao lado das que já existem nos espaços públicos e que protegem os servidores.
“A ideia é garantir que tanto o cidadão quanto o servidor saibam seus direitos e deveres. Essa política será muito importante para a saúde de Videira todo”