Rádios RBV

Estudo aponta que 3 em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais

Especialistas apontam que o aumento se deve, em parte, ao fechamento prolongado das escolas durante a pandemia

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Agência Brasil

O Brasil enfrenta um desafio educacional persistente: o analfabetismo funcional. De acordo com o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) de 2025, divulgado em 5 de maio, cerca de 29% dos brasileiros entre 15 e 64 anos não possui habilidades adequadas de leitura, escrita e matemática para compreender textos simples ou realizar operações matemáticas básicas no cotidiano. Esse índice permanece estável desde 2018, evidenciando a continuidade do problema.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Particularmente preocupante é o aumento do analfabetismo funcional entre os jovens brasileiros.

A taxa entre indivíduos de 15 a 29 anos subiu de 14% em 2018 para 16% em 2024.

Especialistas atribuem esse aumento, em parte, aos efeitos da pandemia de COVID-19, que resultaram no fechamento prolongado das escolas e na interrupção do aprendizado para milhões de estudantes.

Desigualdades raciais e socioeconômicas

O estudo também revela desigualdades significativas no nível de alfabetismo funcional entre diferentes grupos raciais e socioeconômicos.

Entre os brancos, 28% são analfabetos funcionais, enquanto 41% possuem alfabetismo consolidado.

Já entre negros e pardos, 30% estão no nível de analfabetismo funcional, e apenas 31% alcançam o nível consolidado.

Entre indígenas e amarelos, 47% são analfabetos funcionais, e apenas 19% atingem o nível consolidado.

Impacto no mercado de trabalho

O analfabetismo funcional também afeta a força de trabalho brasileira.

Entre os trabalhadores brasileiros, 27% são analfabetos funcionais, 34% possuem alfabetismo elementar, e apenas 40% estão no nível consolidado.

Mesmo entre aqueles com ensino superior, 12% são considerados analfabetos funcionais.

Necessidade de políticas públicas eficazes

Especialistas destacam a urgência de políticas públicas eficazes para enfrentar o analfabetismo funcional. Roberto Catelli, coordenador da área de educação de jovens e adultos da Ação Educativa, enfatiza que a falta de domínio da leitura e escrita é uma “limitação muito grave” que perpetua a exclusão social.

Ele defende a implementação de políticas públicas significativas no campo da educação e na redução das desigualdades sociais entre os brasileiros.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Unimed/Caçador promove evento gratuito pelo Dia do Cooperativismo

A Unimed/Caçador realiza no próximo sábado (12), das 9h...

Napoli/Prefeitura de Caçador conquista 1ª etapa da Liga Serrana de Vôlei

O Napoli/Caçador sagrou-se campeão da 1ª etapa da Liga...

Homem rouba pessoa com deficiência e é preso

Na tarde de terça-feira (8), a Polícia Militar demonstrou...

Júri do caso Vanessa Martins começa com tensão e versões contraditórias

Teve início nesta terça-feira (8), em Tangará, o júri...

Identificado pintor que morreu ao cair de prédio em Caçador

Foi identificado como Erik Rodrigues Carvalho dos Santos, de...

Mais Lidas da semana

PT de Videira elege novo comando municipal

O Partido dos Trabalhadores (PT) deu mais um passo...

Identificado corpo carbonizado em incêndio em Caçador

A Polícia Científica identificou o homem que morreu em...

Jovem morto em acidente em Pinheiro Preto é identificado

Foi identificado como Abel Artur Danielli, de 19 anos,...

Previsão do Tempo: Santa Catarina sem mudanças previstas no clima

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Obra da ponte em Rio das Antas avança com nova etapa

A obra da ponte sobre o Rio do Peixe...

Outros Tópicos Interessantes