O deputado federal Valdir Cobalchini (MDB-SC) protocolou na segunda-feira (12), em Brasรญlia, um requerimento dirigido ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitando atendimento presencial aos aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefรญcios.
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A medida tem como objetivo garantir suporte adequado a milhares de segurados que enfrentam dificuldades para utilizar o aplicativo Meu INSS, ferramenta exigida para a contestaรงรฃo e solicitaรงรฃo de ressarcimento dos valores.
A partir desta terรงa-feira (13), os beneficiรกrios afetados comeรงarรฃo a receber notificaรงรตes no celular. Jรก na quarta-feira (14), estarรก liberado o pedido de reembolso. No entanto, muitos aposentados nรฃo possuem familiaridade com tecnologia ou sequer acesso ร internet, o que, segundo o parlamentar catarinense, os impede de reivindicar seus direitos.
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โO aposentado jรก teve desconto indevido. Agora, ele, que muitas vezes รฉ um idoso que nem sabe usar aplicativos, terรก que descobrir sozinho como contestar. Isso nรฃo faz sentido!โ, criticou Cobalchini.
O requerimento tambรฉm propรตe que o INSS disponibilize atendimento presencial de segunda a sexta-feira e mutirรตes nos finais de semana nas agรชncias, assegurando orientaรงรฃo direta para o registro das contestaรงรตes e o esclarecimento de dรบvidas.
A solicitaรงรฃo surge em um momento em que o sistema previdenciรกrio enfrenta crรญticas quanto ร acessibilidade digital e ร falta de alternativas presenciais para a resoluรงรฃo de problemas, principalmente entre os idosos.
Com a iniciativa, Cobalchini busca pressionar o INSS a agir com mais empatia e eficรกcia diante de uma situaรงรฃo que, alรฉm de injusta, afeta a populaรงรฃo mais vulnerรกvel do sistema previdenciรกrio.
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