Nesta sexta-feira (16), Videira se uniu à mobilização nacional Maio Laranja contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. No Largo da Estação, diversas ações foram realizadas para conscientizar a população sobre a importância de combater essa violência.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A secretária de Assistência Social, Katiane Moraes, destacou a relevância da data, lembrando que “a data do 18 de maio já vem sendo uma data de mobilização há 20 anos”.
Ela explicou que a escolha dessa data remonta ao caso de Araceli Cabrera Sanches, uma criança de oito anos que foi vítima de violência sexual e assassinato em 1973, em Vitória (ES).
Esse crime, que ficou sem punição na época, resultou na instituição da Lei nº 9.970/2000, tornando o 18 de maio o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Veja também
Campeonato de Futsal do Sesi começa neste domingo em Videira
SC registra quase 500 mil turistas estrangeiros no primeiro quadrimestre
Katiane enfatizou que, apesar das mobilizações, as violências continuam ocorrendo, muitas vezes dentro das próprias residências.
Ela ressaltou a importância da denúncia, destacando que “nós somos a voz delas. Muitas vezes quando elas se calam diante da dor e do sofrimento, nós enquanto seres humanos, enquanto pais, mães e sociedade, somos responsáveis por dar voz a essas crianças”.
Denuncie!
Para denunciar casos de abuso ou exploração sexual, a população pode utilizar o Disque 100, o Conselho Tutelar de Videira pelos números (49) 99120-9788 e (49) 3090-2784, ou a Delegacia de Polícia.
É fundamental que todos se envolvam nessa luta, garantindo a proteção e os direitos das crianças e adolescentes.
Nossas Redes Sociais