Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Desmatamento em Santa Catarina cai 39,9% em 2024

O estado alcançou uma redução de 79% no desmatamento nos últimos dois anos, superando a média nacional, que foi de 32,4%

Santa Catarina se destacou mais uma vez na redução do desmatamento, de acordo com o recente estudo nacional divulgado na última quinta-feira (15). O Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD), elaborado pelo MapBiomas, apontou que, em 2024, o estado conseguiu reduzir a área desmatada em 39,9% em comparação ao ano anterior. Esse resultado coloca Santa Catarina como líder no combate ao desmatamento, alcançando uma impressionante redução de 79% nos últimos dois anos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O dado se torna ainda mais significativo quando analisamos o bioma Mata Atlântica, que abrange todo o território catarinense. Este bioma foi o único entre os brasileiros que não registrou queda na área desmatada em 2024.

Publicidade

Pelo contrário, os dados do RAD revelaram que o desmatamento na Mata Atlântica permaneceu estável após uma drástica queda de 55% entre 2022 e 2023. Ou seja, o desempenho de Santa Catarina é superior ao registrado em todo o bioma.

Além disso, a redução no desmatamento no estado foi mais expressiva do que a média nacional. Em 2024, o Brasil alcançou uma redução de 32,4% na área desmatada, consolidando o segundo ano consecutivo de queda.

Este desempenho é um reflexo das políticas públicas eficazes implementadas no estado, como afirmou o governador Jorginho Mello:

“Nossas políticas públicas têm sido eficazes e o trabalho realizado pelos órgãos ambientais do Estado está fazendo a diferença. Seguiremos firmes nesse compromisso, conciliando crescimento econômico com preservação ambiental.”

Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA)

A presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Sheila Meirelles, também atribuiu o sucesso ao trabalho sério e transparente da instituição e dos órgãos responsáveis pela fiscalização. Ela afirmou que a redução do desmatamento é resultado do esforço constante para aprimorar todas as atividades do órgão, desde a educação ambiental até a fiscalização.

“Temos buscado alternativas para o aperfeiçoamento constante de todas as atividades do órgão, sempre com o objetivo de prestar um serviço de excelência à população catarinense e cumprir as metas do Governo do Estado para a área ambiental”, declarou Sheila.

Além disso, a presidente do IMA destacou a importância do uso de tecnologias inovadoras que apoiam as atividades técnicas e ambientais no estado. Essas ações combinadas têm demonstrado que é possível avançar no desenvolvimento socioeconômico sem abrir mão da preservação ambiental.

Ainda esta semana, o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, um levantamento realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), também apontou a redução do desmatamento em Santa Catarina.

No entanto, as taxas de redução indicadas pelos dois estudos variam devido a diferentes metodologias e recortes temporais. Enquanto o RAD considera o ano de 2024, o Atlas abrange o período de julho de 2023 a junho de 2024.

MapBiomas

O MapBiomas, responsável pelo RAD, é um projeto colaborativo que envolve ONGs, universidades, startups de tecnologia e laboratórios. Anualmente, o projeto divulga o Relatório Anual de Desmatamento, consolidando alertas e dados sobre a área desmatada, com imagens de alta resolução.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ASCOM | IMA

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Criança de 4 anos morre em acidente com trator em Monte Carlo

Criança de 4 anos morre em acidente com trator...

Calor intenso marca quarta-feira e antecede temporais em SC

O calor volta a ganhar força em Santa Catarina...

Árvore que produz ameixa e pêssego juntos viraliza nas redes

Colher frutas diferentes em uma única árvore cultivada no...

Ex-namorada acusada de matar personal trainer é presa no Paraná

A ex-namorada acusada de matar o personal trainer Guilherme...

Mais Lidas da semana

Gasolina, diesel e gás ficam mais caros em todo país

O aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e...

Garoto está desaparecido em Caçador

Um garoto de 10 anos de idade, identificado como...

Suspeitos levaram cabeça de adolescente como “troféu” em SC

Um adolescente de 15 anos foi brutalmente assassinado em...

Identificadas as vítimas fatais de acidente com carreta de Caçador

Foram identificadas as vítimas fatais do grave acidente de...

Agricultor é multado em R$ 1 milhão por cultivar fruta patenteada

Um agricultor de Lérida, na Espanha, está sendo investigado...

Outros Tópicos Interessantes