Santa Catarina vem se destacando nacionalmente ao investir em polรญticas estruturantes no sistema prisional, especialmente na รกrea da educaรงรฃo. O Estado aposta na transformaรงรฃo social dos detentos por meio do conhecimento, utilizando a leitura como ferramenta de ressocializaรงรฃo e prevenรงรฃo ร reincidรชncia criminal.
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Um dos pilares dessa polรญtica pรบblica รฉ o Programa Despertar pela Leitura, que permite a remiรงรฃo de pena a partir da leitura de obras literรกrias. Alรฉm disso, incentiva o desenvolvimento pessoal dos apenados por meio da produรงรฃo de resenhas, sob orientaรงรฃo de professores da rede estadual.
โO trabalho e estudo dentro das unidades sรฃo pilares da nossa polรญtica de ressocializaรงรฃo. Estamos investindo em oportunidades reais de mudanรงa,โ afirma a secretรกria Danielle Amorin Silva. A fala ressalta o compromisso do governo estadual com aรงรตes que vรฃo alรฉm da puniรงรฃo, apostando na reinserรงรฃo social.
A iniciativa integra o plano da Secretaria de Administraรงรฃo Prisional com o apoio da Secretaria de Estado da Educaรงรฃo (SED). O foco รฉ oferecer alternativas reais ร criminalidade, promovendo reintegraรงรฃo social com disciplina e oportunidades concretas.
โA remiรงรฃo e o Despertar pela Leitura sรฃo uma ferramenta importante para esse processo,โ reforรงa Nestor Machado, coordenador da รกrea de educaรงรฃo no sistema penitenciรกrio.
Participaรงรฃo dos detentos de SC
Atualmente, 34% dos detentos participam do programa Despertar pela Leitura, enquanto outros 16% estรฃo matriculados no ensino regular. No total, mais de 14 mil apenados se envolvem em atividades educacionais, representando 50,2% da populaรงรฃo prisional do Estado. Esses nรบmeros evidenciam o protagonismo catarinense em polรญticas penais modernas e efetivas.
Cada participante pode reduzir quatro dias de pena por obra lida, conforme a Resoluรงรฃo nยบ 391/2021 do CNJ. Para garantir seriedade ao processo, os internos produzem resenhas orientadas por professores, que avaliam a compreensรฃo e o envolvimento com o conteรบdo.
โO livro A Hora da Estrela, da Clarice Lispector, foi o mais lido na unidade. Ele provoca no apenado uma mudanรงa psicolรณgica significativa,โ relata o professor Valdecir Roberto de Oliveira.
O programa nรฃo apenas reduz penas. Ele estimula o pensamento crรญtico, a argumentaรงรฃo, a concentraรงรฃo e a reaproximaรงรฃo com o universo da leitura. Muitos internos tรชm, por meio dessa experiรชncia, o primeiro contato profundo com livros e com a linguagem escrita.
As bibliotecas das unidades prisionais contam com um acervo diversificado e acessรญvel a todos os detentos. Alรฉm disso, รฉ possรญvel expandir esse acervo por meio de doaรงรตes da sociedade civil, familiares ou instituiรงรตes parceiras. A pluralidade das obras disponรญveis estimula reflexรตes e reforรงa valores รฉticos e sociais essenciais.
A experiรชncia de Santa Catarina prova que o investimento na educaรงรฃo prisional gera impactos positivos e duradouros. Ao reduzir a reincidรชncia criminal, essa polรญtica contribui para a seguranรงa pรบblica e para a construรงรฃo de uma sociedade mais justa.
Capacitaรงรฃo profissional e trabalho interno
Alรฉm da leitura e do ensino formal, o sistema penitenciรกrio catarinense desenvolve projetos voltados ร capacitaรงรฃo profissional e ao trabalho interno.
Detentos atuam em รกreas como marcenaria, construรงรฃo civil, costura, fabricaรงรฃo de iates e outros serviรงos industriais.
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