Prazo para Imposto de Renda 2025 termina em 10 dias; cerca de 19 milhões ainda não declararam

A Receita espera receber 46,2 milhões de declarações este ano, um aumento de quase 7% em relação ao ano passado

A poucos dias do fim do prazo, cerca de 19 milhões de contribuintes ainda não enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025 à Receita Federal. Até as 17h de terça-feira (20), um total de 27.448.777 declarações haviam sido enviadas, representando 59,41% do total esperado para este ano.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com a Receita Federal, 64,4% das declarações entregues até agora estão aptas a receber restituição. Outros 19,4% terão que pagar Imposto de Renda, enquanto 16,2% não têm nem a pagar nem a receber.

Publicidade

O preenchimento da declaração foi feito principalmente por meio do programa de computador, utilizado por 83,4% dos contribuintes.

Outros 10,9% optaram pelo preenchimento on-line, que permite salvar o rascunho da declaração na “nuvem” da Receita Federal.

Além disso, 5,7% utilizaram o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones e tablets.

Destaca-se também que 48,1% dos contribuintes usaram a declaração pré-preenchida, uma opção que permite baixar uma versão preliminar do documento, bastando confirmar ou corrigir as informações. Em relação ao tipo de dedução, 56,4% das declarações foram enviadas utilizando o desconto simplificado.

Vale ressaltar que, desde o dia 1º de abril, a declaração pré-preenchida passou a ser baixada com todos os dados disponíveis. No entanto, o abastecimento dessa informação sofreu atraso devido à greve dos auditores fiscais da Receita Federal.

Prazo final

O prazo final para o envio das declarações do Imposto de Renda se aproxima, com vencimento às 23h59 do dia 30 de maio.

A Receita Federal espera que, até o término do prazo, 46,2 milhões de contribuições sejam enviadas, um aumento de quase 7% em relação ao ano passado, quando foram entregues 43,2 milhões.

As pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888, bem como aquelas que tiveram receita bruta superior a R$ 169.440 com atividade rural, estão obrigadas a fazer a declaração.

Já os contribuintes que receberam até dois salários mínimos por mês em 2024 estão dispensados, salvo se se enquadrarem em outros critérios de obrigatoriedade.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Incêndio de grandes proporções atinge igreja matriz em Treze de Maio

Um incêndio de grandes proporções atingiu a Igreja Matriz...

Motorista fica preso após Fiat Strada bater contra poste em Porto União

Um motorista ficou preso dentro de um veículo Fiat...

PMSC forma 948 novos soldados temporários em Santa Catarina

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) formou 948...

Corpo de Bombeiros de Videira registra 739 atendimentos em setembro

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira registrou 739...

Candidatos do 2º turno não podem ser presos a partir deste sábado (10)

As candidatas e os candidatos que disputam o segundo...

Colisão entre duas caminhonetes mobiliza Bombeiros e SAMU na BR-282, em Joaçaba

Uma colisão frontal entre duas caminhonetes mobilizou equipes do...