Santa Catarina não só tem a menor taxa de desemprego do país, como também se consolida como referência na contratação de estrangeiros. No primeiro trimestre de 2025, o estado registrou 5.429 admissões formais de trabalhadores imigrantes, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul, que contratou 5.454.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), essas contratações representam 25% do total de 25,1 mil registradas em todo o território nacional.
Em outras palavras, um em cada quatro estrangeiros contratados no Brasil está empregado em Santa Catarina.
Esse desempenho reforça a tendência observada em 2024, quando o estado liderou o ranking nacional, com saldo positivo de 18,9 mil contratações de imigrantes.
Naquele ano, os venezuelanos representaram expressivos 74,7% dessas admissões.
Veja também
Incêndio atinge chiqueiro com 2 mil suínos no Oeste de SC
Mirante da Aparecida em Arroio Trinta recebe melhorias para garantir mais segurança
Mercado de trabalho 2025
No cenário atual, os venezuelanos continuam liderando entre os contratados, somando 3.177 admissões em 2025. Em seguida vêm os cubanos (845), haitianos (637), paraguaios (297) e argentinos (262).
A maioria desses profissionais atua no setor industrial, especialmente em fábricas de alimentos e frigoríficos, com foco na produção de carnes e produtos agropecuários.
Além disso, os estrangeiros já representam cerca de 18% das novas admissões formais no estado. Isso significa que, a cada seis novos contratados, um é imigrante sem nacionalidade brasileira.
Para o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o desempenho positivo reflete a força econômica do estado:
“Santa Catarina é um estado muito procurado devido ao grande número de oportunidades disponíveis. A economia aquecida, os incentivos ao empreendedorismo e a simplificação do ambiente de negócios são alguns dos nossos atrativos”.
Com economia em expansão, ambiente favorável aos negócios e mão de obra estrangeira qualificada, Santa Catarina reforça seu protagonismo nacional em geração de empregos e inclusão social.
Nossas Redes Sociais