Pitbulls recebem tratamento e serão devolvidos aos tutores

A gerência do Centro de Bem-Estar Animal ressaltou que a fêmea somente atacou uma pessoa por querer defender seu filhote

Na última sexta-feira (23), uma ocorrência envolvendo dois cães da raça pitbull mobilizou a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal em Caçador. Os animais circulavam sozinhos por diferentes pontos da cidade, como a área atrás da Prefeitura e nas proximidades do INSS.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A equipe do Centro de Bem-Estar Animal foi acionada e, ao chegar ao local, encontrou os animais já imobilizados pelos bombeiros, com apoio da PM. Os cães (uma fêmea e um macho) foram levados em segurança. A fêmea, inicialmente agressiva, estava apenas protegendo o filhote, como explicou a gerente do Centro de Bem-Estar, Karen Luiza Ferreira.

Publicidade

“Ela agiu com instinto materno. Depois que percebeu que estava em segurança, se mostrou dócil, inclusive com nossos tratadores”, relatou Karen.

Os animais passaram o fim de semana bem alimentados e estáveis no abrigo. Nesta segunda-feira (26), os tutores fizeram contato com o centro e, após autorização da Polícia Militar, foi acordada a devolução dos cães. A entrega, no entanto, está condicionada à microchipagem dos animais.

Além disso, conforme a legislação estadual de Santa Catarina, vigente desde 2007 e reforçada em 2023, a castração de cães da raça pitbull e derivados é obrigatória. Caso os tutores recusem, os dados serão encaminhados ao Ministério Público para providências.

Sobre o incidente, imagens obtidas mostram que uma pessoa arremessou um objeto contra o filhote, o que teria provocado a reação da fêmea. Felizmente, ninguém ficou gravemente ferido.

Karen faz um apelo à população. “Se vir um cão solto, não jogue pedras, não o provoque. Atravessar a rua é o mais seguro. O instinto do animal é se defender”.

Apesar de alegarem que os cães fugiram sem que percebessem, os tutores podem responder por omissão de guarda, já que a PM registrou a ocorrência. Caberá às autoridades determinar se houve negligência.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV | com informações Flávio Henrique

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Candidatos do 2º turno não podem ser presos a partir deste sábado (10)

As candidatas e os candidatos que disputam o segundo...

Colisão entre duas caminhonetes mobiliza Bombeiros e SAMU na BR-282, em Joaçaba

Uma colisão frontal entre duas caminhonetes mobilizou equipes do...

Colisão entre Saveiro e caminhão deixa homem ferido na SC-355

Um homem de aproximadamente 55 anos ficou ferido após...

Homem fica ferido após briga com faca em Lebon Régis

Um homem de aproximadamente 35 anos ficou ferido após...

Prefeitura de Porto União abre processo seletivo para profissionais da Educação

A Prefeitura de Porto União publicou, nesta segunda-feira, 5...

Dia das Crianças deve movimentar o comércio de Videira, aponta CDL

O comércio de Videira se prepara para um dos...