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Lula retorna a Itajaí nesta quinta (29) com pacote de investimentos no porto

A visita acontece logo após a chegada do maior navio de carros elétricos do mundo, o chinês BYD Shenzhen

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retorna a Itajaí nesta quinta-feira (29), às 15h. A cidade, reconhecida como a mais rica de Santa Catarina, foi escolhida novamente para sediar uma visita presidencial. Essa decisão está atrelada a dois fatores principais: a chegada do maior navio de carros elétricos do mundo e a retomada das operações do Porto de Itajaí.

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Na quarta-feira (28), o Porto de Itajaí recebeu o BYD Shenzhen, um navio de bandeira chinesa com capacidade para transportar até 9.200 veículos.

Essa embarcação, considerada a maior do mundo especializada no transporte de carros elétricos, trouxe mais de 7 mil unidades da montadora BYD, reforçando a importância estratégica do porto catarinense no cenário logístico global.

A operação para descarregar os veículos é complexa e envolve mais de 500 profissionais. A expectativa é que a retirada dos 7.500 carros elétricos se estenda até o final da semana, marcando um marco na retomada das operações portuárias que ficaram paralisadas por quase dois anos devido a disputas judiciais.

Além disso, o governo federal anunciou investimentos superiores a R$ 600 milhões para o Porto de Itajaí. Desses, R$ 300 milhões serão destinados à construção de um píer turístico para passageiros de cruzeiros, enquanto os demais recursos serão aplicados em obras de dragagem, readequação de estruturas e aquisição de equipamentos, visando aumentar a competitividade do porto e permitir a entrada de navios de grande porte.

A visita de Lula também contará com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, e do presidente do Sebrae, Décio Lima.

O governador Jorginho Mello (PL) não participará do evento, pois estará em São Lourenço do Oeste, conforme informações do colunista Ânderson Silva, da NSC.

Porto de Itajaí

A história recente do Porto de Itajaí é marcada por desafios e mudanças significativas. Em 1997, a autoridade portuária foi delegada ao município de Itajaí.

Nos anos 2000, foi criada a superintendência do porto, uma autarquia municipal. O convênio de delegação de 25 anos expirou no final de 2022, e o governo federal optou por conceder a gestão à iniciativa privada. Após impasses e atrasos no processo de concessão, em novembro de 2022, o governo Bolsonaro estendeu provisoriamente o direito da prefeitura de Itajaí de exercer a autoridade portuária.

Em 2023, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) declarou a empresa Mada Araujo Asset Management Ltda vencedora da concorrência pública para operar o porto enquanto não fosse concluído o processo de concessão definitiva.

Em 2024, a JBS, por meio de sua subsidiária Seara, assumiu oficialmente as operações do Porto de Itajaí, com o compromisso de movimentar 44 mil TEUs (medida que corresponde a contêineres de 20 pés) mensalmente. Essa mudança representou um novo capítulo na história do porto, que, em janeiro de 2025, foi formalmente federalizado sob a gestão da Autoridade Portuária de Santos (APS), após três décadas de municipalização.

A federalização do porto visou garantir a continuidade das operações e a preservação dos postos de trabalho. O governo federal também anunciou investimentos para modernizar a infraestrutura portuária, incluindo dragagem do canal de acesso e obras na bacia de evolução.

Essas ações visam aumentar a competitividade do Porto de Itajaí e fortalecer sua posição no comércio internacional.

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