Rádios RBV

Sistema antigranizo deverá ser ampliado na região

Ex-vereador caçadorense Jean Carlo Ribeiro explica funcionamento do sistema e anuncia ampliação com novos recursos para os municípios

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV | com informações Assessoria

Após o granizo registrado na semana passada em cidades da região da AMARP, o ex-vereador de Caçador e defensor do sistema antigranizo, Jean Carlo Ribeiro, esclareceu o funcionamento da iniciativa e anunciou a ampliação do programa.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo Jean, os geradores ficam desligados entre maio e agosto, fora do ciclo das safras, que vai de setembro a abril. “O granizo nesta época do ano é um fenômeno atípico. O sistema prioriza os meses da safra, quando a ocorrência de intempéries é mais frequente”, explicou.

A manutenção dos equipamentos é realizada em agosto, e em setembro o sistema entra em operação, mediante contrato com as prefeituras. “Quando está ligado, o granizo não se forma ou cai com tamanho reduzido, o que minimiza os prejuízos”, disse Jean sobre a eficácia da medida.

Para o próximo período de safra, já foram liberados R$ 2,1 milhões para custear os geradores em 11 municípios da AMARP. “Pedi aos prefeitos agilidade na entrega da documentação para garantir o repasse dos recursos e proteger a população e os produtores”, afirmou.

Além disso, Jean anunciou a expansão do sistema antigranizo para municípios da AMMOC, incluindo Ibiam e Iomerê, com R$ 3,8 milhões articulados junto ao Governo do Estado, via Secretaria da Agricultura, para a instalação de dois novos geradores.

Ele também reforçou que o custeio anual do sistema na AMARP está garantido por uma lei estadual de autoria da deputada Paulinha, garantindo estabilidade ao projeto. A nova meta é ampliar a cobertura para o período de inverno, estendendo a proteção contra eventos climáticos extremos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com predomínio do sol e baixas temperaturas

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira...

Músicos do Contestado fecham parcerias com Calmon e Matos Costa

A Prefeitura de Calmon, por meio das secretarias de...

Viposa é parceira do 4º RBVerde

A busca por soluções sustentáveis não é apenas uma...

Secretaria de Cultura de Caçador tem novo gestor

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Caçador possui...

Granizo atinge São Joaquim e assusta moradores

A cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense, foi...

Mais Lidas da semana

Araucária em SC produz 350 pinhas e surpreende agricultor

A colheita de pinhão em uma propriedade rural de...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com predomínio do sol e baixas temperaturas

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira...

Pai coloca filho no guarda-roupa para protegê-lo do granizo

O forte temporal que atingiu o Meio-Oeste catarinense, na...

Desaprovação ao governo Lula chega a 57% e bate recorde

Uma pesquisa recente do Instituto Quaest, encomendada pela Genial...

Johny Marcos fala sobre recuperação após AVC

O vereador Johnny Marcos concedeu sua primeira entrevista à...

Outros Tópicos Interessantes