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Corte de luz por inadimplência será retomado pela Celesc

Os clientes com débitos vão receber um aviso impresso na conta de luz, informando sobre o valor pendente e o prazo para regularização

A Celesc – Companhia de Energia Elétrica de Santa Catarina anunciou a retomada do processo de corte de energia por inadimplência. A ação será reiniciada nesta quinta-feira, dia 12 de junho de 2025, começando pelas cidades de Joaçaba, Campos Novos e Capinzal, na área de cobertura da Agência Regional de Joaçaba.

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A medida havia sido suspensa por quase um ano devido à implementação de um novo sistema comercial. Com o sistema estabilizado, a companhia retoma gradualmente os procedimentos de cobrança.

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De acordo com Tiago Rambo, gerente da agência regional da Celesc em Joaçaba, a decisão foi baseada na necessidade de conter o aumento da inadimplência.

“Suspendemos os cortes durante a transição do sistema, justamente para garantir estabilidade e segurança nas operações. Agora, com o sistema consolidado e os ajustes técnicos concluídos, é necessário retomar esse processo, essencial para manter a sustentabilidade da Celesc, que é uma empresa pública”, afirmou.

A Celesc orienta os consumidores a acompanharem suas faturas de energia elétrica com atenção redobrada. As próximas leituras já poderão incluir avisos impressos de débitos pendentes e prazos para regularização, evitando o corte no fornecimento.

A reativação da cobrança será realizada com transparência, responsabilidade e comunicação prévia, conforme reforça Rambo:

“Nosso objetivo é garantir que os consumidores tenham tempo suficiente para se organizarem e quitarem seus débitos. A retomada será feita com responsabilidade e transparência, sempre comunicando com antecedência”.

A empresa reforça que o aviso de corte (reaviso) será emitido a partir da segunda fatura com pendência, com prazo médio de 20 dias para pagamento.

A Celesc seguirá as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), garantindo o direito de informação e tempo para regularização.

Como saber se estou em débito?

Para consultar débitos ou emitir a segunda via da fatura, a Celesc oferece canais digitais e de atendimento direto:

  • Central de Atendimento: 0800 048 0120
  • WhatsApp: (48) 99860-0067
  • Aplicativo Celesc
  • Site oficial: www.celesc.com.br

A recomendação é que os consumidores verifiquem regularmente seus débitos e evitem transtornos com o fornecimento de energia.

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Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Comunicação Celesc

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