Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Crise no leite e na suinocultura preocupa produtores de SC

As dificuldades enfrentadas pelo agro foram o principal tema da reunião do programa Alesc Itinerante, realizada em São Miguel do Oeste

Durante a reunião do programa Alesc Itinerante, realizada na última quarta-feira (11) em São Miguel do Oeste, a crise enfrentada pelos produtores de leite e suínos dominou o debate da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural. A situação vivida por agricultores do Extremo-Oeste de SC acende um alerta sobre o futuro da produção agropecuária da região.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Representantes das cadeias produtivas denunciaram dificuldades estruturais que colocam em risco a continuidade da atividade no campo. Eles pediram apoio mais efetivo do poder público para manter a viabilidade econômica das propriedades rurais.

Publicidade

Tiago Kroetz, presidente do Núcleo Regional de Suinocultores do Extremo-Oeste, destacou a importância da suinocultura para a economia local. No entanto, segundo ele, o setor enfrenta sérios desafios, especialmente em relação à legislação ambiental.

“O produtor comprou a terra, paga imposto e não recebe nada por fazer essa preservação”, criticou Kroetz, referindo-se à obrigatoriedade de manter reservas legais sem compensações financeiras.

Outro ponto sensível é o desconhecimento da Lei Federal 13.288/2016, que regulamenta o sistema de integração entre agroindústrias e produtores.

Kroetz apontou que a maioria dos produtores desconhece seus direitos. “As empresas escondem essa lei dos produtores. Ela precisa ser conhecida e cumprida”, afirmou com veemência.

Além disso, ele alertou para a dificuldade em manter a sucessão familiar no campo. “O material escolar fala mal do agronegócio. Como vamos formar sucessores assim?”, questionou.

A cadeia leiteira também vive momento crítico. Vanderley Rutkoski, presidente da Microrregião das Três Fronteiras, afirmou que o baixo preço do leite, agravado pela concorrência com o produto importado do Mercosul, compromete a atividade.

“O produtor investe para oferecer um leite de qualidade, mas não consegue cobrir os custos”, declarou.

A desvalorização do leite tem impacto direto na economia dos pequenos municípios. Rutkoski destacou ainda as dificuldades de manter as novas gerações no campo.

“Se o leite não dá retorno, como vou convencer meu filho a continuar na propriedade?”, desabafou.

Aprovação de Lei

Durante o encontro, também foi aprovado o Projeto de Lei 59/2022, que reconhece Epagri, Cidasc e Ceasa como instituições públicas de relevante interesse social e econômico para o estado.

A proposta, do deputado Fabiano da Luz (PT), recebeu apoio de Mário Motta (PSD) e Volnei Weber (MDB), que ressaltou: “A atuação dessas empresas é essencial para o fortalecimento do setor agropecuário catarinense”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Alesc reconhece trajetória de Clóvis Biscaro, secretário da Amarp

O secretário executivo da Associação dos Municípios do Alto...

Homem que cravou faca no crânio de mulher é preso

O homem acusado de agredir violentamente a própria esposa...

Polícia Civil de SC apreende R$ 2,3 milhões em produtos piratas em apenas dois dias

A Polícia Civil de Santa Catarina realizou, entre os...

Onda de calor extremo coloca Sul do Brasil em alerta máximo

Uma intensa onda de calor avança sobre o Brasil...

Conflitos domésticos mobilizam a Polícia Militar de Caçador

Na noite de sábado (31) a Polícia Militar de...

Mais Lidas da semana

Polícia Civil prende investigado por tráfico e lavagem em Caçador

Na manhã desta sexta-feira (30), a Polícia Civil de...

Canil dos Bombeiros Voluntários de Caçador se despede da cadela Luna

A corporação dos Bombeiros Voluntários de Caçador vive um...

Jovens de Lebon Régis são presas tentando entrar com drogas em Presídio

Duas jovens mulheres, ambas com 19 anos e naturais...

Veículos de Concórdia e Salto Veloso se envolvem em grave acidente

Um grave acidente de trânsito envolvendo dois veículos de...

Cobalchini anuncia equipamento de ressonância magnética para Caçador

Em entrevista à Rádio Caçanjurê, na manhã desta sexta-feira...

Outros Tópicos Interessantes