Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Como a sexta-feira 13 virou símbolo de superstição e medo

A origem dessa superstição mistura história, religião e cultura

A sexta-feira 13 é uma data que provoca medo e superstição em várias culturas ao redor do mundo. Sua fama como dia de azar tem fundamentos profundos na história, na religião e na cultura popular. Para entender essa superstição, precisamos analisar suas origens com cuidado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A cultura pop, sem dúvida, intensificou o estigma negativo dessa data, especialmente por meio de livros, filmes e narrativas que exploram o medo e o mistério.

Publicidade

A famosa franquia de terror “Sexta-Feira 13” é um exemplo claro, ajudando a manter viva essa crença até hoje. No entanto, suas raízes são muito mais antigas.

Na tradição cristã, a sexta-feira sempre foi associada a eventos trágicos.

Segundo a Bíblia, Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira — o que originou a Sexta-feira Santa, antecedendo a Páscoa.

Na Idade Média, essa mesma sexta-feira ganhou má fama por ser dia de execuções e punições severas, reforçando a ideia negativa da data.

Dia 13

Já o número 13 é visto como azarado em diversas culturas.

Ele quebra a sensação de ordem e completude simbolizada pelo número 12, que aparece frequentemente — como nos 12 meses, 12 signos do zodíaco e 12 apóstolos.

No cristianismo, o número também é associado a Última Ceia. Na mesa estavam 13 pessoas, e Judas, o traidor, foi o 13º a sentar-se, o que fortaleceu a ligação do 13 ao azar.

Um evento histórico marcante ocorreu em 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, quando o rei Filipe IV da França prendeu os Cavaleiros Templários. Essa ordem militar e religiosa, rica e influente, foi acusada injustamente de heresia para que o rei pudesse tomar suas propriedades.

A prisão em massa e a perseguição aos templários ajudaram a consolidar a má fama da sexta-feira 13.

Terça-feira 13

Nem todas as culturas associam a sexta-feira 13 ao azar. Na Espanha e em países latino-americanos, o dia tem menos estigma, e a superstição se concentra na terça-feira 13.

Essa terça-feira é ligada a Marte, deus romano da guerra, símbolo de conflito e destruição. Além disso, a queda de Constantinopla, em 29 de maio de 1453, uma terça-feira, aumentou a má fama desse dia.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Infomoney

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Espetáculo ‘Oceano Encantado’ será apresentado em Caçador

As oficinas de dança da Secretaria de Cultura da...

Santa Catarina lidera o país com menor taxa de mortalidade infantil

Santa Catarina apresenta a menor taxa de mortalidade infantil...

Mais de 40 empresas se conectam em rodada de negócios da ACIAV

A Associação Empresarial de Videira (ACIAV), em parceria com...

Apostas catarinenses faturam prêmios da quina e quadra da Mega-Sena

Nenhum dos milhares de apostadores conseguiu acertar todas as...

Catarinense é assassinada com múltiplas facadas na Itália

A catarinense Jéssica Stapazzolo Custodio de Lima, de 33...

Mais Lidas da semana

Mais de 50 corpos são levados à praça após ação policial no Rio de Janeiro

Moradores do Complexo da Penha, na Zona Norte do...

Caminhão com placa de Videira, carregado de suínos, tomba em estrada rural do Meio-Oeste

Um caminhão modelo VW/26.320, com placas de Videira (SC),...

Mulher morre e quatro pessoas ficam feridas em acidente em Lages

Uma idosa morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas...

Multas por drogas em locais públicos começam a ser aplicadas em Caçador

A Polícia Militar de Caçador já aplicou três autos...

Detalhe em foto de batizado ocorrido no Oeste de SC surpreende fiéis

Uma foto registrada durante o batizado na Paróquia Santo...

Outros Tópicos Interessantes