Cerveja sem álcool pode aumentar risco de diabetes e doenças cardíacas

O consumo desse tipo de bebida cresce rapidamente, mas substituir a cerveja comum por versões sem álcool nem sempre traz benefícios reais

Apesar do aumento nas vendas e da fama de opção mais saudável, as cervejas sem álcool podem representar riscos à saúde quando consumidas regularmente. Essa é a conclusão de uma pesquisa publicada no periódico Nutrients. O estudo, realizado por cientistas da Alemanha e dos Estados Unidos, avaliou os efeitos metabólicos em homens jovens e saudáveis que beberam duas garrafas diárias da bebida por quatro semanas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os pesquisadores observaram que o consumo constante dessas cervejas elevou os níveis de açúcar no sangue e aumentou a insulina, o que eleva o risco de diabetes tipo 2.

Publicidade

Além disso, houve elevação do colesterol LDL — o chamado “colesterol ruim” — e dos triglicerídeos, gordura associada a doenças do coração.

A pesquisa envolveu 44 voluntários que consumiram diariamente dois frascos de 330 ml de cerveja sem álcool ou água, durante o período do estudo.

Os efeitos foram mais intensos nas cervejas de trigo e nas “cervejas mistas”, que combinam refrigerantes saborizados, como laranja ou limão. As Pilsner, mais leves e com até 0,5% de álcool, tiveram impacto negativo menor, mas ainda assim preocupante.

Ganho de peso e problemas metabólicos

Os cientistas alertam para o alto teor calórico e açúcar presente em muitas dessas bebidas, que podem causar ganho de peso e problemas metabólicos.

“A cerveja não alcoólica é cada vez mais consumida como uma alternativa a bebidas alcoólicas. Mas os benefícios e riscos ainda não são completamente conhecidos. Descobrimos que elas têm um efeito desfavorável no metabolismo, principalmente impulsionado pelo seu conteúdo calórico e de açúcar”, declararam no relatório.

Consumo da cerveja sem álcool no Brasil

Esse alerta surge em meio a um crescimento significativo do consumo.

Segundo dados da consultoria Euromonitor, a comercialização da cerveja zero álcool no Brasil cresceu de 197,8 milhões de litros em 2020 para 649,9 milhões de litros em 2023, um aumento de mais de 200%.

A Euromonitor estima que em 2025 o Brasil deverá chegar perto de consumir 1 bilhão de litros de cerveja zero ao ano.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Gazeta Brasil/ Valor Econômico

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Clima segue instável em Santa Catarina na sexta-feira

A sexta-feira (27) começa com predomínio de tempo estável...

Rua Olavo Bilac em Caçador tem mudanças para ampliar vagas

A Rua Olavo Bilac, em frente à CMEI Marcos...

Publicaçao Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 46/2026 Pregão Eletrônico n. 19/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

João Rodrigues confirma pré-candidatura ao governo de SC

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), oficializou nesta...

Criminosos usam nome da Havan e movimentam R$ 576 mil em 24h

Criminosos conseguiram movimentar mais de R$ 576 mil em...

Mais Lidas da semana

Caminhoneiros desistem de greve após decisão do governo

Os caminhoneiros decidiram suspender a greve que vinha sendo...

Caminhoneiros de SC entram em greve devido à alta do diesel

Caminhoneiros de Santa Catarina decidiram aderir a uma mobilização...

Corpo encontrado em Videira: informações complementares sobre o caso

Na última segunda-feira, dia 16 de março, o corpo...

Motorista de aplicativo desaparece em Videira; polícia faz buscas

O desaparecimento de uma motorista de aplicativo em Videira...

Ministério Público acompanha caso de asilo clandestino em Caçador

Na semana passada, um morador de Caçador foi ao...

Outros Tópicos Interessantes