Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Ocupação de UTIs atinge 96,8% no Hospital Divino Salvador e levanta alerta 

Alta taxa registrada nos primeiros 15 dias de junho supera a média dos meses anteriores. Hospital reforça monitoramento e gestão da capacidade assistencial

O Hospital Divino Salvador, referência em atendimento no Meio-Oeste de Santa Catarina, registrou uma taxa de ocupação de 96,8% nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos primeiros 15 dias de junho de 2025. O número revela uma utilização quase total da estrutura disponível e já ultrapassa a média registrada nos meses anteriores, acendendo um sinal de alerta para a gestão hospitalar e para o sistema de saúde da região.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Com 18 leitos de UTI distribuídos entre duas unidades – UTI 1 e UTI 2 – o hospital atende pacientes clínicos, cirúrgicos e casos encaminhados via SISREG (Sistema de Regulação), todos em estado grave e necessitando de cuidados intensivos.

Publicidade

Segundo a direção da instituição, a taxa de ocupação de leitos de UTI é um dos principais indicadores para monitorar a capacidade de atendimento, avaliar a eficiência do uso dos recursos e antecipar possíveis ajustes operacionais diante de um aumento súbito na demanda.

O índice de 96,8% registrado neste início de junho representa um salto significativo em relação aos meses anteriores e pode indicar uma tendência de aumento na procura por terapia intensiva, especialmente com a chegada do inverno. Entre os fatores que contribuem para esse cenário estão o crescimento de internações por doenças respiratórias, complicações clínicas e maior volume de cirurgias hospitalares.

Esse cenário reforça a necessidade de planejamento estratégico e ações preventivas por parte da instituição. A gestão hospitalar já monitora de forma contínua a ocupação dos leitos, com foco em manter a segurança do paciente, a agilidade na regulação de vagas e a qualidade da assistência.

Papel essencial do SISREG e das UTIs

Parte das internações nas UTIs do Hospital Divino Salvador ocorre por meio do SISREG, sistema que organiza as filas para atendimento intensivo com base em critérios clínicos. A alta ocupação por vários dias consecutivos pode gerar impacto na fila de espera e exigir respostas rápidas da rede regional de saúde.

As UTIs têm papel decisivo na recuperação de pacientes em estado crítico, o que torna sua gestão ainda mais sensível. A instituição destaca que, mesmo diante da alta taxa registrada, segue atuando com protocolos rigorosos, equipe especializada e suporte para garantir a eficiência no uso da capacidade instalada.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ernesto Júnior | Rádio Videira com informações Ascom | HSDS

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Casa em Caçador encanta com mais de 500 peças decorativas no Natal

Santa Catarina ganha um toque especial neste Natal com...

CBF divulga ranking de clubes e federações para a temporada 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira...

SC tem mais de 190 praias liberadas para banho no feriado de Natal

O litoral de Santa Catarina se prepara para receber...

Papai Noel inicia entrega de presentes e pode ser acompanhado online

Nesta quarta-feira (24), Papai Noel começa sua jornada pelo...

Mais Lidas da semana

Jovem morre após colisão entre carro e caminhão em Fraiburgo

Na madrugada desta terça-feira (23), por volta das 3h59,...

Grave acidente de moto na SC-135 termina com morte de bombeiro voluntário

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Identificado jovem que morreu em grave acidente na SC-355 em Fraiburgo

Foi identificado como Kauan Giorgie Rodrigues Zimermann, de 25...

Cavalo solto na pista provoca acidente na SC-355 em Fraiburgo

Um acidente de trânsito envolvendo um animal de grande...

Outros Tópicos Interessantes