Quem passar pela Câmara de Vereadores de Caçador nos próximos dias poderá conferir uma exposição sobre o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, que busca dar visibilidade ao trabalho realizado com crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida protetiva.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A mostra conta com banners e imagens simbólicas, com foco nas mãos das crianças, como explica a psicóloga Suzana Ribeiro. “Como não podemos mostrar seus rostos, as mãos falam por elas, fazendo um apelo à proteção e ao cuidado”.
O serviço é executado pela Associação Caçadorense de Educação Infantil e Assistência Social (ACEIAS), em parceria com o Fundo Municipal de Assistência Social, e está ativo desde 16 de outubro de 2006. Ele integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Sistema de Garantia de Direitos no município.
O Família Acolhedora oferece um lar temporário com segurança e afeto para crianças em situação de vulnerabilidade, até que possam retornar à família de origem ou serem adotadas. As famílias são selecionadas, capacitadas e acompanhadas por profissionais, garantindo um ambiente saudável e protetivo.
Mais que abrigo, o acolhimento proporciona apoio emocional e estimula o desenvolvimento social e afetivo das crianças. A convivência em um lar estruturado contribui diretamente para a superação das violações sofridas e para a construção de novas perspectivas de vida.
A exposição visa sensibilizar a população e estimular o interesse de novas famílias para se tornarem acolhedoras.
Nossas Redes Sociais