Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Caçador vira referência nacional em hanseníase

Médico Bruno Vitiritti foi convidado a ser o consultor do Ministério da Saúde na região Sul do país

O município de Caçador está sendo reconhecido pelo Ministério da Saúde como referência em hanseníase no Brasil. A cidade conta com um laboratório de última geração para diagnóstico da doença e um ambulatório especializado, único no país com estrutura completa para exames avançados.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O médico infectologista Bruno Vitiritti, responsável pelo serviço local, foi convidado pelo Ministério para atuar como consultor da região Sul, contribuindo com a capacitação de profissionais do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Publicidade

Vitiriti destaca que a hanseníase, apesar de não ser uma doença fatal, pode deixar sequelas severas quando não tratada precocemente. “Morrer, ninguém morre de hanseníase. Mas as dores crônicas, a neuropatia e as incapacidades em mãos e pés são permanentes quando o diagnóstico é tardio”, explica.

O especialista reforça que a doença pode atingir pessoas de qualquer idade, renda ou localidade. “Temos que abandonar o mito de que é uma doença da pobreza. Estamos expostos ao bacilo o tempo todo. O Brasil é um país altamente endêmico”, alerta.

O médico explica ainda que muitos dos casos atuais estão relacionados a contatos familiares antigos, especialmente em pessoas com mais de 40 anos que conviveram com pais e avós não tratados antes de 1990. “Muitos pacientes relatam que seus parentes faleceram com dores crônicas que eram atribuídas a reumatismos ou artrites, mas que, na verdade, podem ter sido hanseníase”, acrescenta.

O ambulatório de Caçador realiza exames como ultrassom de nervos, estesiometria, biópsias, testes de resistência bacteriana e, mais recentemente, PCR genômico, colocando o município à frente no diagnóstico precoce.

Bruno também mencionou que já participou de uma missão em Goiás e tem outras cinco viagens previstas pelo Ministério da Saúde para treinar profissionais da região Sul, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. “Somos respeitados dentro do Ministério por levarmos a hanseníase a sério. Caçador é um exemplo em Santa Catarina e agora no Brasil”, finalizou.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Preço do ovo cai 38% em Santa Catarina ao longo de 2025

O preço médio do ovo em Santa Catarina registrou...

Participe do Natal Solidário e leve alegria para crianças de Videira

Neste Natal, a cidade de Videira promove uma grande...

Santa Catarina segue com climas diferentes conforme a região

A quinta-feira (04) será marcada por condições distintas entre...

Concerto de sanfonas anima Videira neste domingo

Neste domingo, 7 de dezembro, a Orquestra Sanfônica de...

Mais Lidas da semana

Jovem ferida na SC-135 é identificada e segue em estado grave

A jovem que ficou gravemente ferida após uma colisão...

Morre jovem vítima de grave acidente na SC-135 em Videira

A jovem Sabrina Pedroso Benetti, de 24 anos, morreu...

Caminhoneiros anunciam paralisação nacional a partir de 4 de dezembro

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o desembargador...

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho e é preso

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho...

Acidente com parapente no Morro Agudo deixa praticante ferido

No domingo, 30 de novembro, a guarnição do Corpo...

Outros Tópicos Interessantes