Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Saiba quais são as torcidas mais femininas do futebol brasileiro

Entre as cinco maiores torcidas do Brasil, o Flamengo se destaca ao conquistar quase 20% da preferência feminina

Das cinco maiores torcidas do país, o Flamengo se destaca com quase 20% da preferência das mulheres. O São Paulo aparece em terceiro lugar no público feminino, superando o Palmeiras, que lidera no geral e entre homens.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Com a maior torcida do Brasil, o Flamengo mantém um leve viés masculino. O percentual de torcedores homens é de 22,8%, acima da média geral (21,2%), enquanto o feminino chega a 19,7%. Proporcionalmente, o clube tem a maior participação feminina entre os cinco maiores, representando 48% da sua torcida.

Publicidade

O clube já direciona seu planejamento estratégico para conquistar ainda mais as torcedoras. Contudo, o estudo completo da marca Flamengo, em fase de elaboração, será essencial para traçar ações efetivas.

— “Estamos mapeando o perfil dos nossos fãs para diferenciar os nichos. Já chegamos a algumas conclusões iniciais. Vamos divulgá-las quando o trabalho estiver pronto. Sabemos que o público feminino é muito grande. Há algumas semelhanças entre homens e mulheres na forma como consomem o futebol, mas há diferenças importantes na maneira de se relacionar com o clube. Temos que fazer esse trabalho estratégico”, explica o vice-presidente de marketing do clube, Ricardo Hinrichsen.

O São Paulo apresenta 5,6% das mulheres e 7,2% dos homens na torcida, com a menor diferença percentual entre os sexos no top 5. Em relação à pesquisa de 2022, manteve seu percentual feminino, enquanto o Palmeiras caiu de 6,2% para 5%, ficando em quarto lugar entre as mulheres.

O tricolor paulista é o segundo clube com maior proporção feminina, representando 45% de sua torcida. Em contrapartida, o Vasco lidera o viés masculino, com 67% dos torcedores do sexo masculino entre os cinco primeiros colocados.

Nos últimos anos, o São Paulo intensificou ações focadas no público feminino. Criou parcerias com aplicativos de transporte exclusivos para mulheres, oferecendo descontos para trajetos até o Morumbi. O clube também estabeleceu canais de denúncia, além de abrir seu estádio para acolhimento de vítimas de violência e exames de mamografia gratuitos.

Apesar dessas iniciativas, o número de mulheres entre os sócios-torcedores permanece baixo, variando entre 10% e 15% do total. A presença feminina nos estádios é igualmente reduzida, girando em torno de 14%.

— “O futebol sempre disse um grande ‘não’ às mulheres, é um público rejeitado por muito tempo”, analisa a socióloga Leda Maria da Costa, pesquisadora do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte da UERJ.

Santos

Fora do top 5, alguns dados chamam a atenção. O Santos, por exemplo, tem o maior viés masculino: 3,1% das menções vêm dos homens, contra apenas 1% das mulheres, o que faz o clube cair da 10ª para a 12ª posição no ranking feminino.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada pela Ipsos-Ipec entre 5 e 9 de junho de 2025, com 2 mil pessoas de 16 anos ou mais, em 132 municípios brasileiros. A margem de erro para a amostra total é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de confiança. Em alguns casos, a soma dos percentuais ultrapassa 100%, pois os entrevistados podiam indicar até dois times de preferência.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações O Globo

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Adolescentes investigados pela morte do cão Orelha retornam ao Brasil

Dois adolescentes investigados pela morte do cão Orelha, ocorrida...

Cai percentual de famílias com financiamento imobiliário em SC em 2025

Em 2025, o número de famílias com financiamento imobiliário...

Sopasta entrega kits escolares a filhos de funcionários em Tangará

Com a volta às aulas se aproximando, muitas famílias...

Terceiro ciclone de 2026 coloca Santa Catarina em atenção

Santa Catarina volta a entrar em estado de atenção...

Santa Catarina confirma 17 casos da chamada gripe K

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina...

Mais Lidas da semana

“Acorda, Brasil” reúne cerca de 18 mil pessoas em Brasília

A Brasília recebeu neste domingo, 26 de janeiro de...

Hospital Maice enfrenta superlotação e orienta sobre atendimentos

O Hospital Maice, em Caçador, enfrenta um cenário de...

Adolescentes suspeitos de matar cão Orelha teriam tentado afogar outro cachorro em SC

Os adolescentes investigados por suspeita de matar o cão...

Banheiros neutros em escolas de SC agora estão proibidos por lei

A partir desta quarta-feira, 21 de janeiro de 2026,...

Videira passa a oferecer implante contraceptivo de graça para mulheres

A Secretaria Municipal de Saúde de Videira deu um...

Outros Tópicos Interessantes