Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Tarifas de Trump já impactam alimentos no Brasil: carne cai, café sobe

Especialistas alertam que o impacto pode ser maior caso as tarifas entrem em vigor já no início de agosto

A ameaça do presidente americano Donald Trump de impor tarifas de 50% sobre importações brasileiras já gera impacto no Brasil. O país é o principal exportador de carnes, café, frutas e suco de laranja para os EUA. Enquanto carnes e frutas registram queda no atacado, o café sai do ciclo de baixa e começa a subir.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Analistas veem associação entre a proposta de tarifação e os preços em queda. Porém, são cautelosos para afirmar que já é reflexo integral do “tarifaço”. Em contrapartida, a cotação do café sobe em Nova York e já repercute por aqui.

Publicidade

Entre março e junho, os preços da carne bovina caíram após alta de quase 21% no ano anterior. No atacado, de 24 de junho a 21 de julho, a carne caiu 7,8%. A arroba do boi gordo recuou 7,5%.

— “Os frigoríficos que têm os Estados Unidos como destino viram recuar as compras e procuram direcionar para o mercado doméstico…” explica Thiago Bernardino de Carvalho, pesquisador do Cepea-USP.

Em agosto e setembro, essa redução pode chegar ao consumidor final. Já o economista da LCA 4Intelligence, Fábio Romão, afirma que a queda ocorre nas praças de São Paulo devido ao excesso de oferta.

Com dificuldades para exportar, aumenta a oferta interna e os preços caem, avalia Romão. Essa dinâmica deve se intensificar no mês que vem.

No setor de café, a alta é liderada pela cotação em Nova York. De 14 a 17 de julho, os preços subiram 6,8%. O produto foi vilão da inflação brasileira: atingiu alta de até 80,20% em 12 meses encerrados em fevereiro.

“A cotação interrompeu o ciclo de queda que vinha desde junho”, conclui Romão.

No segmento de frutas, a manga tommy — exportada ao Vale do São Francisco — caiu de R$ 1,50 para R$ 1,36 o quilo, entre 14 e 18 de julho. A queda reflete excesso de oferta e queda na demanda.

O impacto será maior se as tarifas entrarem em vigor em 1º de agosto, como anunciado por Trump. O Brasil já iniciou diálogo diplomático e negociações bilaterais.

Segundo especialistas, o café e o suco de laranja são os produtos mais vulneráveis.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações O Globo

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

VÍDEO: Acidente grave envolve nove veículos em Chapecó

Um grave acidente envolvendo uma carreta carregada com madeira,...

Turistas ficam presos a 59 metros de altura em atração de Balneário Camboriú

Um grupo de turistas e trabalhadores ficou preso no...

Mais de 170 focos de dengue já foram encontrados em Videira em 2026

A dengue pode estar muito mais próxima do que...

Secretaria de Educação de Caçador realiza Semana Pedagógica

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Caçador promove,...

Adolescentes investigados pela morte do cão Orelha retornam ao Brasil

Dois adolescentes investigados pela morte do cão Orelha, ocorrida...

Mais Lidas da semana

“Acorda, Brasil” reúne cerca de 18 mil pessoas em Brasília

A Brasília recebeu neste domingo, 26 de janeiro de...

Hospital Maice enfrenta superlotação e orienta sobre atendimentos

O Hospital Maice, em Caçador, enfrenta um cenário de...

Adolescentes suspeitos de matar cão Orelha teriam tentado afogar outro cachorro em SC

Os adolescentes investigados por suspeita de matar o cão...

Banheiros neutros em escolas de SC agora estão proibidos por lei

A partir desta quarta-feira, 21 de janeiro de 2026,...

Videira passa a oferecer implante contraceptivo de graça para mulheres

A Secretaria Municipal de Saúde de Videira deu um...

Outros Tópicos Interessantes