Uma intensa massa de ar polar atingiu Santa Catarina nesta terça-feira (29), derrubando drasticamente as temperaturas em diversas regiões do estado no amanhecer desta quarta-feira (30). O frio foi ainda mais rigoroso no Meio-Oeste catarinense, onde várias cidades amanheceram com temperaturas negativas, marcando mais um típico cenário do inverno na região.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Os municípios de Caçador e Lebon Régis registraram as menores temperaturas da manhã, com -3 °C nas primeiras horas da manhã.
Logo depois, Fraiburgo também teve frio intenso, marcando -2,51 °C. Em Rio das Antas, os termômetros chegaram a -1 °C, reforçando o domínio da massa polar na região.
Outras cidades do Meio-Oeste também enfrentaram mínimas próximas de zero, com registros como:
- Ibiam: -0,87 °C
- Videira: 1 °C
- Arroio Trinta: 1,18 °C
- Tangará: 1,23 °C
Essa onda de frio ocorre devido ao avanço de uma massa de ar polar de origem continental, que desceu da Argentina e do Uruguai em direção ao Sul do Brasil.
Esse sistema meteorológico traz consigo ar extremamente seco e gelado, provocando madrugadas geladas, geadas e forte queda de temperatura, principalmente em regiões de maior altitude, como o planalto catarinense.
De acordo com meteorologistas, o frio deve persistir nos próximos dias, especialmente nas primeiras horas da manhã.
Contudo, os termômetros tendem a subir gradualmente ao longo do dia, com tardes mais amenas e presença de sol entre nuvens.