Um terremoto de magnitude 8,8, o mais forte desde 2011, atingiu a costa do extremo leste da Rússia na noite desta terça-feira (29), no horário de Brasília. O epicentro foi localizado no mar, a cerca de 100 km da costa russa.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O abalo provocou alertas de tsunami em diversos países banhados pelo Oceano Pacífico, incluindo Rússia, Japão, Estados Unidos (Havaí e Califórnia), México, Equador, Peru, Chile e nações da América Central. Autoridades emitiram ordens de evacuação para áreas costeiras.
Ondas de até 5 metros foram registradas na costa russa, enquanto o Japão e os estados americanos do Havaí e Califórnia também relataram a chegada de tsunamis. No Havaí, ondas de 1,74 metro atingiram a costa. Inicialmente, o governo ordenou evacuações em pontos da ilha, mas depois cancelou os alertas ao afirmar que um grande tsunami não era mais esperado.
Veja também
Cidades do Meio-Oeste têm amanhecer com temperaturas negativas nesta quarta
Cinco apostas de SC acertam a quina da Mega-Sena e levam R$ 67 mil
Apesar da força do terremoto e da formação de tsunamis, não há registro de mortos ou feridos até o momento. No entanto, diversos países afetados relataram danos materiais causados pelas ondas, com registros de destruição em zonas litorâneas.
Autoridades seguem monitorando a situação, enquanto centros de emergência permanecem em alerta para possíveis réplicas e novos riscos costeiros.
Nossas Redes Sociais