Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Saiba qual é a primeira cidade de SC a oferecer medicamentos à base de canabidiol pelo SUS

A nova legislação, atualmente em vigor, foi sancionada pelo prefeito municipal

O município de Criciúma, localizado no Sul de Santa Catarina, acaba de se tornar a primeira cidade catarinense com uma lei própria que regulamenta a distribuição gratuita de medicamentos derivados de canabidiol através da rede pública de saúde.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A nova política pública, aprovada pela câmara municipal e sancionada pelo prefeito Vagner Espíndola, já está em vigor desde o dia 25 de julho.

Publicidade

A iniciativa será implementada nas unidades de saúde conveniadas ao SUS, garantindo que pacientes tenham acesso gratuito a tratamentos com produtos à base de cannabis medicinal.

A regulamentação foi oficializada por meio da Lei nº 8.721/2025, que decorre do Projeto de Lei nº 8/2025. A legislação institui a Política Municipal de Fornecimento Gratuito de Medicamentos à Base de Cannabis, focada exclusivamente em fins medicinais.

Segundo a Prefeitura, a proposta tem como principais objetivos ampliar o diagnóstico e o tratamento de pacientes que se beneficiam da cannabis medicinal, adequar o tema aos padrões de saúde pública, incentivar estudos científicos com base em referências nacionais e internacionais e promover ações de conscientização sobre o uso medicinal da planta.

A vereadora Giovana Mondardo (PCdoB), autora do projeto, destacou os próximos passos para que a política seja efetivamente colocada em prática.

— “Estamos em contato principalmente com a Cura Canábica de Criciúma, que pode viabilizar a produção e a distribuição dos medicamentos, e com a Santa Cannabis, a associação mais antiga do estado, que também poderá ser parceira na implantação da política. Vamos fazer essa ponte entre o poder público, as associações e os pacientes que utilizam esses medicamentos” — explicou a parlamentar.

De acordo com ela, as próximas etapas envolvem visitas técnicas, elaboração de contratos e formalização de parcerias com associações e entidades especializadas no fornecimento de medicamentos à base de cannabis.

A nova legislação também determina que a Secretaria Municipal de Saúde forme, no prazo de até 30 dias, uma comissão responsável por garantir a aplicação e o funcionamento das medidas previstas na lei. Essa equipe vai atuar na fiscalização e implementação das diretrizes, assegurando que os pacientes com prescrição médica recebam o tratamento adequado.

Com essa medida, Criciúma passa a liderar em Santa Catarina a regulamentação local sobre o uso medicinal da cannabis, o que pode abrir caminho para que outras cidades sigam o mesmo modelo.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Turista chinês morre no mar de SC

Um turista chinês de 58 anos morreu na manhã...

Ao abrir caixão lacrado, irmão descobre troca de corpos durante funeral no Meio-Oeste de SC

Uma situação marcada por dor, choque e revolta abalou...

Mega da Virada: Caixa alerta sobre sites de apostas falsos

Com a proximidade do sorteio da Mega da Virada...

Mais Lidas da semana

Jovem morre após colisão entre carro e caminhão em Fraiburgo

Na madrugada desta terça-feira (23), por volta das 3h59,...

Grave acidente de moto na SC-135 termina com morte de bombeiro voluntário

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Identificado jovem que morreu em grave acidente na SC-355 em Fraiburgo

Foi identificado como Kauan Giorgie Rodrigues Zimermann, de 25...

Cavalo solto na pista provoca acidente na SC-355 em Fraiburgo

Um acidente de trânsito envolvendo um animal de grande...

Outros Tópicos Interessantes