Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Tarifa americana afeta indústria madeireira de Caçador

Presidente do SIMCA faz seu relato e as incertezas chegam até os trabalhadores, que ainda possuem esperança em uma reviravolta

A imposição da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos preocupa a indústria da madeira em Caçador. O alerta é do presidente do SIMCA (Sindicato da Indústria da Madeira), Aurélio De Bortolo, que concedeu entrevista à RBV Rádios nesta semana.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo ele, o setor madeireiro local — que representa o quinto maior exportador do estado de Santa Catarina — não foi contemplado com isenção ou redução significativa. Produtos como móveis, painéis e portas, fabricados na cidade, passaram a ser taxados com os 10% da tarifa-base somados aos 40% anunciados recentemente pelo governo de Donald Trump.

Publicidade

“Infelizmente, o nosso setor não foi premiado com a concessão de 10%. Passamos a ter uma taxação total de 50% nos produtos exportados para os EUA”, destacou Aurélio.

Veja também

Tarifas de Trump: o que são, quem paga e como afetam a economia brasileira

Pedidos dos EUA caem para 70% das exportadoras de SC, diz FIESC

O impacto imediato é a instabilidade no setor, com empresas concedendo férias coletivas e reavaliando planos de contratação. Atualmente, cerca de 500 vagas estão abertas na indústria madeireira de Caçador, mas o cenário pode mudar.

“Essas vagas podem entrar em compasso de espera. Agosto é uma grande dúvida. Esperamos que as empresas mantenham seus colaboradores, pois quem transforma a madeira em produtos de qualidade são as pessoas”, ressaltou.

O sindicato, junto com entidades como a Fiesc, Abimci e CNI, atua na tentativa de reverter ou minimizar a medida, inclusive com ações diretas nos Estados Unidos. Clientes norte-americanos têm feito pressão junto ao governo, destacando a importância dos produtos brasileiros para o abastecimento do setor.

Apesar do momento desafiador, Aurélio acredita em uma solução diplomática. “Acredito muito na negociação. Se 700 itens foram liberados para tarifa de apenas 10%, nós também podemos conseguir. Nossa madeira vem de florestas plantadas, não de desmatamento”, argumentou.

Para o presidente do SIMCA, o momento exige resiliência, cautela e foco no cliente. “É ele quem paga nossas contas. Se ele não comprar, não temos mercado aqui”.

Clima entre os trabalhadores é de incertezas mas também de esperança

A apreensão com a nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos também atinge quem está na linha de produção da indústria madeireira. Bruno Granemann, trabalhador do setor em Caçador, relatou que a situação tem gerado preocupação dentro e fora das fábricas.

“A gente se sente pressionado, não só na indústria, mas também em casa. Eu sou o único provedor da minha família e isso aumenta a responsabilidade”, explicou Bruno.

Segundo ele, o clima entre os colegas é de incerteza. Muitos, com mais de 10 ou 20 anos de casa, demonstram preocupação com o futuro, diante das férias coletivas e da suspensão de contratações em várias empresas da cidade.

“Algumas empresas já estão segurando, outras parando. A gente escuta muito que o cenário vai travar aqui em Caçador”, relata.

Mesmo diante das dificuldades, Bruno reforça a importância da esperança. “A gente precisa manter essa chama acesa. É ela que nos faz seguir. Se perdermos isso, perdemos o rumo”.

O relato reforça o alerta feito por empresários e sindicatos sobre os possíveis efeitos da medida adotada pelos EUA. Enquanto aguardam uma solução diplomática ou econômica, empresas e trabalhadores se unem na expectativa de preservar empregos e manter a produção ativa no município.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV | com informações Rita Martini

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Bolsonaro passa por nova cirurgia após crise de soluço

Os médicos particulares de Jair Bolsonaro informaram que o...

Avião de publicidade cai no mar no RJ

Um avião monomotor que realizava propaganda aérea caiu no...

Incêndio atinge bar e boate às margens da BR-116

Um incêndio em uma edificação comercial mobilizou o Corpo...

Homem sofre acidente e ameaça socorristas com pedaço de madeira

Um homem de 23 anos ficou ferido em um...

Incêndio atinge colégio Marista no Rio Grande do Sul

Um incêndio foi registrado na noite desta sexta-feira (26)...

Mais Lidas da semana

Jovem morre após colisão entre carro e caminhão em Fraiburgo

Na madrugada desta terça-feira (23), por volta das 3h59,...

Identificado jovem que morreu em grave acidente na SC-355 em Fraiburgo

Foi identificado como Kauan Giorgie Rodrigues Zimermann, de 25...

Cavalo solto na pista provoca acidente na SC-355 em Fraiburgo

Um acidente de trânsito envolvendo um animal de grande...

Grave acidente de moto na SC-135 termina com morte de bombeiro voluntário

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Mulher e filho se escondem na mata após ameaça do companheiro

Na manhã deste domingo (21), uma mulher e seu...

Outros Tópicos Interessantes