A Festività All Italiana, festa que celebra a tradição e a cultura italiana em Arroio Trinta, superou as expectativas e encerrou neste domingo, dia 03 de agosto, com balanço positivo. Foram dez dias de programação que contou com atrações diferenciadas, envolvendo toda a família.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O objetivo foi celebrar o título de Arroio Trinta como Capital Catarinense da Cultura Italiana, concedido há 20 anos, assim como os 150 anos de imigração italiana no estado.
Para o prefeito, Antonio Serighelli, foi uma programação muito rica e que a comunidade aproveitou ao máximo. O presidente da Comissão Central Organizadora, Cesar Althenhofen, evidenciou que a programação visou valorizar a cultura local e priorizar todos os públicos.
Veja também
Neve pode voltar a cair em Santa Catarina neste fim de semana
Master bate recorde histórico ao exportar 3,7 mil toneladas de carne suína em julho
A secretária de cultura, esporte e turismo, Marília Borga Ferronato, evidenciou que reviver a Festività All Italina neste ano tem um significado todo especial
“Celebramos os 20 anos de Capital Catarinense da Cultura Italiana e tudo que isso representa em nossa comunidade. Mais que um título, somos uma comunidade que se orgulha da sua essência e raízes e essa festa visou comemorar tudo isso” apontou
Programação atraiu vários públicos
A Festività All Italiana iniciou no dia 25 de julho com a abertura oficial e a eleição das realezas de Arroio Trinta. Amanda Santos foi eleita Regina, Kamile Tasca foi a primeira princesa e Maria Eduarda Neinas a segunda princesa. Como Piccola Regina a vencedora foi Anna Laura e na Terceira Idade a Rainha foi Glotilde Casaletti Sartori, primeira princesa Izolde Bonetto e segunda princesa Edite Comelli.
A programação contou ainda com o 38º Jantar Italiano comemorando os 30 anos de Centro de Tradições Italianas (CTI), contando com mais de 500 pessoas participando. A Associação de Proteção aos Animais de Arroio Trinta – Apaat também realizado mais uma edição da Cãominhada contando com mais de 40 animais participando.
Sessão solene no Legislativo, gincana cultural, noite da minestra com teatro filó e baile do ciarin e Bocha 64 horas também marcaram a programação, atraindo um público diversos que enalteceu a cultura e a tradição.
Durante toda a semana ainda ocorreu nas unidades de ensino do município a Settimana della Cultura nela scuole. O CMEI Profabi produziu de forma compartilhada pizzas, prato típico da gastronomia italiana. Já a Escola Projaf demonstrou aos alunos o passo-a-passo para a produção da polenta e a EEB Governador Bornhausen promoveu uma sessão de cinema e compartilhou pratos típicos. A Apae de Arroio Trinta colocou a mão na massa produzindo o tradicional taidela ao molho de tomate.
Para fechar a programação houve brinquedos gratuitos para a criançada e apresentações das oficinas culturais demonstrando seus talentos em apresentações para toda a comunidade, de música, dança, capoeira e muito mais.
A programação também contou com Encontro dos Grupos de Dança e o 1º Jantar do Imigrante, promovido pelo CTI. O encerramento ficou com a tradicional missa em Italiano “Queremos agradecer todos os envolvidos com a programação e ao público que aceitou o convite e prestigiou a programação” finalizou.
Nossas Redes Sociais