O prefeito de Videira, Wilmar Carelli, será homenageado com o título de Prefeito Inovador 2025, graças à iniciativa pioneira de levar aulas de robótica para escolas da rede municipal. A cerimônia de entrega acontecerá no dia 18 de setembro, durante o 8º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, programado para ocorrer em Criciúma, no sul de Santa Catarina.
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Esse título é concedido pela Rede Cidade Digital, uma organização que reconhece administrações públicas comprometidas com a inovação na gestão, o uso inteligente da tecnologia e ações que geram impacto direto e positivo na vida da população.
A escolha de Carelli destaca Videira como um município que investe fortemente na modernização da educação pública e no desenvolvimento de uma gestão mais eficiente e conectada.
Segundo os organizadores, a premiação busca valorizar gestores que aplicam soluções inovadoras e sustentáveis com foco na inclusão social, melhoria dos serviços públicos e transformação digital.
Durante o congresso, prefeitos, especialistas e representantes de instituições de tecnologia se reunirão para debater o futuro das cidades inteligentes em Santa Catarina.
Em Videira, o destaque da gestão é o Projeto Piloto de Robótica e Cultura Maker, que teve início em abril de 2025.
A iniciativa contempla aproximadamente 150 alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental das escolas municipais Vilson Pedro Kleinubing, Fidélis Antônio Fantin e Criança do Futuro (CAIC), que funcionam em período integral.
Parceria com a Escola SESI
As aulas são realizadas em parceria com a Escola SESI, que fornece tanto os instrutores quanto os kits pedagógicos.
Na fase inicial, os estudantes trabalham com peças de montar semelhantes ao estilo Lego, desenvolvendo habilidades de raciocínio lógico e criatividade.
Em etapas mais avançadas, os protótipos passam a incluir componentes eletrônicos, introduzindo noções básicas de programação e automação.
Para a Rede Cidade Digital, essa iniciativa posiciona Videira como referência estadual no uso de tecnologia educacional, conectando os alunos ao futuro e promovendo o desenvolvimento de competências essenciais para o século 21.